Os vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovaram em primeiro turno, durante reunião extraordinária nesta terça-feira (19), o projeto de lei que tem por objetivo conceder passe livre à estudantes. O Auxílio Transporte Escolar prevê o passe integral (passagem de ida e volta) para alunos do ensino médio, que morem a uma distância superior a dois quilômetros da escola e cujas famílias sejam beneficiárias de programas sociais do município.
O presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas (Umes), Weslen Alves Queiroz, acredita que o projeto é insuficiente no atendimento aos estudantes. Segundo ele, a proposta de lei deve ser ampliada para alunos do ensino fundamental, médio e superior. Além de abranger instituições privadas.
De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de BH, no segundo turno, o projeto vai ser discutido pelos vereadores novamente. Nesta etapa, podem ocorrer modificações e emendas. Caso seja aprovado, o plano vai ser encaminhado à Prefeitura como proposta de lei. O prefeito Márcio Lacerda poderá sancionar ou não.
A Umes protocolou uma emenda, que vai ser votada no segundo turno, com objetivo de ampliar o projeto, segundo Queiroz.