quarta-feira, 14 de março de 2012

CESNORS - Reunião entre os DAs, DCE e Direção de Centro

Na manhã do dia 14 de março de 2012, estiveram reunidos os Diretórios Acadêmicos, o Diretório Central dos Estudantes e o Diretor de Centro Genésio Mário da Rosa. Na ocasião foram tratadas várias pautas, tais como:

Transporte
Segundo o Diretor do Centro, o transporte é responsabilidade da prefeitura e não da universidade, pediu a colaboração para que cada DA faça um levantamento com os horários mais demandados pelos estudantes, para que se tente ajustar da melhor maneira possível.

Restaurante Universitário
Existem alguns problemas estruturais, principalmente em dias de chuva (goteiras), o engenheiro responsável já está tomando as devidas providencias. O outro Buffet já deveria estar funcionando, mas ocorreram alguns problemas, a previsão é que comece a funcionar em breve. Através de um acordo entre o DCE e a administração do R.U, ainda no ano passado, o mesmo passou a servir o almoço mais cedo, a partir das 11h e 10 min (antes era servido às 11:20 hrs), e ampliando o horário de funcionamento até às 12:40, visando diluir o fluxo de pessoas, num maior espaço de tempo, diminuindo as filas.

Problemas com distribuição de Salas
Segundo o professor Genésio é responsabilidade de quem oferta as disciplinas (coordenadores de curso) fazer um planejamento e reservar as salas necessárias, e isso não vem acontecendo em todos os departamentos, ressaltou ainda que as cobranças devam ser feitas nos locais certos.

Bar
No ano passado o DCE apresentou um pedido junto à direção de centro para que tivesse uma maior variedade de produtos e um preço mais acessível. O Bar já deveria estar funcionando normalmente, mas ocorreu um problema com a licitação. Dia 16/04/2012 sai o envelope com as empresas que se candidataram. Após a abertura do envelope tem prazo de 20 a 30 dias para começar a funcionar. O preço dos produtos deve variar com o preço de mercado.

Biblioteca
A biblioteca conta com 1 bibliotecário em Frederico Westphalen e 1 em Palmeira das Missões. E mais um servidor em cada campi, o restante dos serviços é realizado por bolsistas. O Diretor ressaltou que a compra de livros é responsabilidade do Departamento e da Coordenação de cada curso, e não da Direção de Centro, muito menos do DCE.

Docentes
Faltam alguns, mas as disciplinas não estão faltando em nenhum curso, estão sendo ministradas por professores substitutos, a previsão é que todos os docentes que estão faltando sejam contratados ainda nesse ano. Para esse ano serão contratados mais 2 ou 3 técnicos administrativos. Faltam técnicos para os laboratórios de jornalismo, mas quem controla a criação de vagas é o Ministério do Trabalho. A Universidade só pode contratar funcionários terceirizados, para substituir os cargos que estão em extinção, como motorista, por exemplo.

Xerox
O DCE entrou com um pedido para que o valor da impressão colorida, que é de R$ 0,50, fosse reduzido. Na licitação não constava nada sobre impressão colorida, então a direção de Centro estará negociando com a empresa sobre a possibilidade de reduzir os preços. O outro ponto de Xerox já está pronto, e já deveria estar funcionando. No máximo até semana que vem, começa a funcionar segundo o diretor.

No final da reunião o diretor Genésio entregou a chave da sala do movimento Estudantil para os membros dos Diretórios Acadêmicos. A chave ficará na recepção do CESNORS, cada entidade do Movimento Estudantil deve indicar duas pessoas que poderão retirar a chave.