segunda-feira, 19 de março de 2012

Nossas Expressões no MASM


A Mostra Visual do XXI Festival Nossas Expressões, organizado pelo DCE, teve abertura na noite de hoje (19) no anexo do Museu de Arte de Santa Maria (MASM). Cerca de 30 estudantes estiveram presentes para prestigiar os trabalhos apresentados no Festival. A Mostra segue até o dia 30 de março, o MASM (Avenida Presidente Vargas, 1400) fica aberto de segunda a sexta, das 8h30 ao meio-dia.

Confira a relação de autores e obras que estão expostas:


Cheyenne Luge Oliveira


Sem título - Acrílica sobre matriz de xilogravura

Esta “xilopintura” pertence a uma série de experimentações plásticas onde Cheyenne abordou as questões que rodeiam a comunidade indígena e a sua invisibilidade social, explorando principalmente a fragilidade e as relações maternas. Cultura do respeito e justiça à todas as raças, crenças e orientações sexuais.


Carolina Prediger Koester

Sem título - Xilogravura

Através de fotos 3x4, as quais foram tiradas ao longo de sua vida, Carolina realizou 6 matrizes, onde elas se tornam um trabalho. Este trabalho está em sua linha de pesquisa, que é sua identidade, onde a sobreposição das matrizes está vinculado com as faces que possui, as quais constroem sua identidade.

Carolina Prediger Koester

Sem título - Gravura em metal

A partir de uma série de fotografias "Linhas Urbanas", Carolina fez experimentações na gravura em metal, trabalhando com o orgânico e linhas.

"A minha cultura é a minha identidade, que vem através da minha família, a educação que recebi a partir dela,e que hoje busco aplicar em meus trabalho".


Macarena Santamarta Rodriguez

O novo povo novo de São Gabriel: uma história de luta, resistência e beleza. – Fotografia

Macarena apresenta um conjunto de fotografias que vem tirando no seu percurso de trabalho como extensionista nos Assentamentos de São Gabriel, Sta Margarida do Sul, Alegrete, Manoel Viana e São Francisco de Assis. Fotografias que mostrarão uma realidade escondida dos Assentamentos de Reforma Agrária do Núcleo Operacional de São Gabriel, mostrando a cara da pobreza e a tentativa de resistir”.


Luana Cassol Bortolin
"Rua dos Cataventos"

"A minha cultura é a ambiência que me cerca, ou melhor, que nos cerca. Onde a construímos de acordo com as nossas preferências, afinidades, necessidades e ideais.
Assim nos adaptamos por meio da cultura, enquanto sociedade, com os outros que são diferentes de nós mesmos. "


Constantino Raffo

Para o autossuficiente - Pintura

Minha cultura é a minha arte.


Camila Mesquita Santos


"Auto-retrato" - Modelado em terracota


"Auto-retrato" é um grupo de 3 bustos modelados em terracota. Trata-se de uma interpretação expressiva do corpo de Camila através de gestos intensos no ato de modelar, que aos poucos vão oprimindo e deformando a figura, trazendo à tona sentimentos íntimos e distorcendo o tradicional retrato de busto.

Minha cultura é livre. De todos e para todos, em uma sociedade livre. Pode parecer utopia, mas é preciso acreditar. Toda ação começa no pensamento.


Daniel de Souza de Oliveira
Sem título - Pintura

Minha Cultura é Urbana.

Patrick Vicente de Matos
“Trampos” – Pintura

A cultura de rua street art.



Márlon Do Nascimento Viana

METAMORFOSE DO AZUL EM CINZA;
2º SENSUALIDADE
3ª PETRÓLEO, RIQUEZA E MORTE!

De preserva o meio ambiente e de conscientizar as pessoas da importância da reciclagem "


Andressa Argenta

Bach nº 1 – Técnica com xilogravura

Esta xilogravura é uma homenagem à violoncelista Guilhermina Suggia. Violoncelista que quebrou os ‘tabus’ das orquestras sendo a primeira violoncelista mulher a tocar em uma orquestra. A cultura de várias culturas.


Luiz Alberto Abbeg



Sem título – Desenho.


Luiz Alberto Abbeg

Sem título – Desenho.


Luiz Alberto Abbeg

Sem título – Desenho.