sexta-feira, 16 de março de 2012

DCE e DA’s de Frederico Westphalen juntamente com a CEU IV reuniram-se com a PRAE na manhã desta quinta-feira (15/03)

Na manhã desta quinta-feira, 15 de março de 2012, estiveram reunidos no CESNORS de Frederico Westphalen, os diretórios acadêmicos (DAJ, DAEF, DAA), Diretório central de estudantes e representantes do Grêmio estudantil do CAFW e da CEU IV juntamente com Pró-reitor de assuntos estudantis, com uma equipe da PRAE, do NAP ( Núcleo de Apoio Pedagógico) e representantes do CAFW a fim de debater assuntos pertinentes sobre as resoluções do Benefício sócio-econômico , das bolsas de auxílio formação além de outras peculiaridades.

Conversamos à respeito do atendimento médico para os moradores da CEU IV, uma vez que o Sistema Único de Saúde de Frederico Westphalen é um tanto conturbado. Repassamos fatos que nos foram relatados por diversos estudantes, sobre certos abusos que ocorrem no SUS da cidade, como por exemplo, a exigência de título eleitoral em Frederico, para a retirada de medicamentos da farmácia do SUS. A PRAE encaminhará pedido de audiência pública com o prefeito e o secretário de saúde da cidade para debater a questão da saúde pública do município. Também vai conversar com a direção do CAFW, sobre a possibilidade de disponibilizar a equipe médica também para os moradores da CEU IV.

Sobre o acesso à internet no CAFW, CESNORS e CEU IV: A velocidade será ampliada de 4 para 34 mega, com previsão de que isto ocorra até julho deste ano. Até lá, os moradores da CEU IV, solicitam que seja feito algo de imediato para manter condições de pesquisa, entretenimento, informação e principalmente comunicação. O CAFW diz que adquiriu equipamentos no valor de 20 mil reais, para possibilitar que o sinal chegue até os alojamentos dos internos em um período breve, a PRAE “jogou” para a direção de centro se responsabilizar pelo acesso à internet, mas vai entrar em contato com a sede da UFSM para resolver temporariamente esse problema, puxando um cabo de internet para a casa, uma vez que já existem as instalações nos apartamentos.

BOLSAS de auxílio formação: a partir de agora, elas foram reajustadas de 180 para 210 reais. Todos os DA’s do CESNORS e CAFW estão reconhecidos e registrados. Ainda será discutido entre PRAE e DCE como será a distribuição das bolsas, devido ao número crescente de DA’s depois do REUNI, e do número de alunos que cada DA representa. No entanto uma novidade se aplica esse ano. Segundo a PRAE, tem direito as bolsas apenas alunos com BSE (Benefício Sócio- econômico), uma vez que o recurso é do PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil). Mas a UFSM não cumpre ao pé da letra o PNAES, pois só passam pelo BSE, estudantes com renda familiar inferior à 750 reais ou em situação de vulnerabilidade social, e não 933 reais (1,5 salários mínimos), como consta na resolução. Para quem não tem BSE, as únicas formas de se obter ajuda para participação em eventos, serão auxílios nos departamentos, direção de centro e universidade.

Sobre a Bolsa permanência: uma das conquistas da ocupação da reitoria no ano passado, foi referente a conquista de 50 bolsas permanência no valor de 300 reais para o CESNORS, sendo 25 para cada campi, afim de contemplar estudantes que ficassem de fora da casa do estudante. Ela já foi definida, mas não foi regulamentada, processo que será feito em breve.