sexta-feira, 23 de março de 2012

Conselho de Entidades de Base volta a se reunir na terça

Devido à longa discussão referente ao calendário e ao regimento das eleições do DCE UFSM, a reunião do Conselho de Entidades de Base não conseguiu concluir todas as pautas previstas para a última reunião do conselho. As discussões sobre a Prestação de Contas do DCE, sobre as Bolsas de Formação Estudantil e sobre Transporte Público acontecerão em nova reunião, convocada para o dia 27 de março (terça).

Na discussão sobre as bolsas de formação, serão debatidos os critérios para a divisão entre as entidades das bolsas disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis para participação em eventos e congressos . Em 2012, houve um aumento de 685 para 1000 bolsas, porém também há cerca de 20 novas entidades estudantis ativas e as novas casas de estudante de Frederico Westphalen (CEU IV) e de Palmeira das Missões (CEU V).

A prestação de contas do DCE é anual, geralmente ao final de cada gestão, por isso o DCE colocou em pauta também a discussão sobre a prestação de contas da atual gestão, Em Frente. Sobre transporte público, a intenção é envolver as entidades de base (Direções das CEUs, DAs e CAs) na pauta pela melhoria do transporte em Santa Maria, cobrar as respostas da prefeitura à carta de reivindicações entregue pelo DCE da UFSM e da Unifra no dia 7 de março.

Além da discussão sobre as eleições, o CEB definiu a mesa diretora para as reuniões desse primeiro semestre de 2012, que será composta pelo DCE e pelos Diretórios Acadêmicos da Engenharia Florestal e da Psicologia. Além dessas entidades, participaram da reunião a Direção da CEU 2, o Centro Acadêmico do Desenho Industrial (CADI), e os diretórios do Centro de Educação; Medicina; Geografia; Filosofia; Serviço Social; Comunicação Social; Centro de Educação Física; Economia; História; Veterinária; Direito; Arquivologia; Enfermagem; Psicologia e; Terapia Ocupacional.