terça-feira, 24 de maio de 2011

Ato Contra o Aumento e por Integração de Verdade

Deliberada na Assembleia Geral dos Estudantes da última quinta-feira (19), o DCE e o conjunto do Movimento Estudantil Organizado da UFSM realizam Ato Público em relação ao Transporte Público (integração, qualidade. valor da tarifa) em Santa Maria. o Ato acontece no dia 25 às 14h, com concentração na Praça Saldanha Marinho. Na avaliação do Movimento Estudantil. o modelo de "integração" proposto não contempla as necessidades dos usuários do sistema de transporte, o que também tira a legitimidade do pedido de aumento (pela terceira vez tendo a "integração" como justificativa)


Assembleia Geral reuniu cerca de 200 pessoas na quarta
Gabriela Viero Garcia/ Comunicação DCE UFSM



Para a mobilização o DCE está passando em salas de aula na UFSM, e em colégios de ensino médio de Santa Maria. O Diretório também tem mantido contato com movimentos sociais organizados em Santa Maria, como o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e sindicatos, como o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (Sintical). Também estiveram presentes na Assembleia o Diretório Acadêmico do Direito e o Diretório Acadêmico da Psicologia do Centro Universitário Franciscano (Unifra).



Mobilização contra o aumento em Outubro de 2010
Especial/Arquivo DCE


Em 2010 o DCE entrou como uma Representação no Ministério Público (MP) que motivou uma Ação Cívil Pública contra a prefeitura de Santa Maria, exigindo licitação das empresas de transporte coletivo. Uma das principais reivindicações do DCE é a realização de uma Audiência Pública sobre Transporte. A entidade esteve presente ontem na Câmara de Vereadores na primeira reunião da Comissão Especial sobre o tema, composta pela vereadora Helen Cabral (PT - Presidente), e pelos vereadores Marion Mortari (PP) e Isaias Romero (PMDB). O DCE da UFSM também está promovendo o Concurso Transporte Caótico, os participantes podem enviar vídeos, charges, fotografias e textos sobre a situação do Transporte em Santa Maria.