quinta-feira, 26 de maio de 2011

NOTA DO DCE UFSM EM REPÚDIO A COLUNA “CONHEÇA SEUS DIREITOS” DO JORNAL FREDERIQUENSE

NOTA DO DCE UFSM EM REPÚDIO A COLUNA “CONHEÇA SEUS DIREITOS” DO JORNAL FREDERIQUENSE

Os Estudantes formam uma categoria social importante, marcante e fundamental ao mundo e suas transformações mais do que necessárias. Demonstração disso a história nos conta e ainda vai contar, porque ser jovem e não ter consciência crítica para mudar as coisas é uma contradição biológica, como diria Che Guevara.

Na coluna “Conheça seus direitos”, intitulada “Jornalistas e Relações Públicas: para quê?” no Jornal Frederiquense do dia 25 de maio de 2011 escrita pelo Advogado e Professor de Direito da Universidade Regional Integrada Jan Novakowski simplesmente ocorre um acesso extremo de conservadorismo do autor com relação às ações dos estudantes do curso de Jornalismo e Relações Públicas.

A chegada da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade em um local traz uma perspectiva nova em termos de geração de conhecimento, de crescimento econômico e de mudanças ideológico-culturais na população. Pelas características intrínsecas à profissão e ao curso, os estudantes de Jornalismo e Relações Públicas têm a necessidade de buscar informações, noticiar, investigar, apurar, organizar espaços, e outras atividades que exigem além de uma grande identificação, dedicação e doação, muito jogo de cintura pra chegar até os objetivos de uma matéria por exemplo.

Generalizar os estudantes destas áreas com importâncias inegáveis à sociedade taxando-as como ações de desrespeito, de ferimento ao direito, é negar fundamentos da comunicação, da liberdade de expressão e do livre arbítrio.

Desta forma o DCE UFSM repudia toda e qualquer forma de preconceito a qualquer estudante de qualquer curso e de qualquer Universidade, reconhecendo a importância das diversas áreas do conhecimento e dos estudantes que são a razão de ser da Universidade e porque não dizer desta pequena e próspera cidade do Médio Alto Uruguai.

Da mesma forma repudiamos as declarações no mínimo estranhas do professor e advogado. Declarações carregadas de um sentimento que é muito presente ainda na cidade. Um sentimento primeiro de absoluta falta de conhecimento e de consideração pelos serviços prestados à comunidade e a sociedade pela categoria estudantil, mais especificamente dos estudantes de Jornalismo e Relações Públicas. Segundo, tem um sentido de tentar calar as vozes que em certos momentos “incomodam e inquietam” muitos interesses escusos até a chegada da UFSM nesta cidade.

Diretório Central dos Estudantes UFSM

Gestão EM FRENTE 2011-2012