quarta-feira, 25 de maio de 2011

Transporte Público - Estudantes nas ruas contra o aumento

O mau tempo ameaçou ameaçou a realização do Ato Público deliberado pela Assembleia Geral na última quinta-feira (19), mas nem por isso cerca de 15o estudantes deixaram de ir às ruas contra o aumento e exigir que o prefeito Cezar Schirmer compareça a uma Audiência Pública. Os estudantes também exigem melhoras no sistema de transporte, com mais linhas e horários e a realização de um processo de licitação com participação popular.


Protesto contra o aumento - Foto: Fritz Nunes/SEDUFSM


A partir das 14 horas, os estudantes passaram a concentrar na Saldanha Marinho, da praça a manifestação foi até a sede da ATU, voltando para a praça e seguindo para a prefeitura. Na prefeitura foi entregue uma carta de reivindicações à Prefeitura de Santa Maria. Sem entrar no paço municipal, os estudantes conversaram com o Chefe de Gabinete do prefeito Cezar Schirmer, Haroldo Pouey, que recebeu as reivindicações e pautas para uma Audiência Pública, mas se negou a confirmar a presença do prefeito municipal. No ano passado, em carta assinada de próprio punho, Schirmer havia se comprometido em participar e não compareceu à Câmara Municipal.

A Prefeitura, sem a certeza da presença de Schirmer, irá receber uma Comissão do DCE na segunda-feira, às 15 horas. Está marcado outro Ato Público para a segunda-feira, a partir das 11h, na Saldanha Marinho. Em pauta, seguem as pressões contra o aumento, por um modelo real de integração e por uma audiência pública onde o estudantes exigem a presença do prefeito.