domingo, 29 de maio de 2011

DCE e UFSM debatem sistema de ingresso


Com o objetivo de discutir o modelo de ingresso ao ensino superior, em especial à UFSM, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), em parceria com a Universidade, promove nesta semana uma série de debates em escolas de Santa Maria. As discussões iniciam na terça-feira (31), no Colégio Manuel Ribas (Maneco) às 17h, e seguem na quarta-feira no Colégio Cilon Rosa, às 10h e na quinta-feira, no Colégio Margarida Lopes, em Camobi, às 19h. O evento é gratuíto e aberto para para toda a população.

A realização dessas discussões são uma determinação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) após a proposta de modelo de ingresso apresentada pelo DCE no primeiro semestre de 2010 em contraposição a proposta apresentada pela reitoria. No parecer final apoiado pelo DCE, o CEPE propunha a criação de uma comissão que organizasse discussões amplas sobre modelo de ingresso. Na mesma reunião, por voto de desempate do professor Felipe Müller, foi aprovada a proposta da UFSM, com mudanças já vigentes no vestibular deste ano, fundindo o PEIES e o Vestibular e utilizando 20% da nota do ENEM.

A proposta do DCE, que usa a prova do ENEM como ponto de corte na primeira fase e compondo 50% da nota final e provas dissertativas, com questões direcionadas para área de saber do curso pretendido e adoção de temas transversais discutidos e propostos pela comunidade, ainda é uma proposta em aberto. Na avaliação do DCE, é importante que o processo seja discutido e debatido de maneira democrática.

A Comissão é formada pelos estudantes José Luís Zasso e Marcos Machado Paulo, representando o DCE da UFSM, pelos professores Hamilton de Godoy Wielewicki e Francisco Freitas, ambos do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, e pelo professor Orlando Fonseca, Pró- Reitor de Graduação da UFSM.