segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Noite da Visibilidade Indígena

O Conselho de Entidades de Base (CEB) da UFSM do mês de dezembro, realizado na última quarta-feira (7/12), teve como uma das pautas a ocupação Kaingang. Há aproximadamente dois anos, indígenas da tribo Kaingang de diversas regiões do estado acampam em uma área próxima à rodoviária de Santa Maria, onde permanecem enquanto vendem produtos artesanais na cidade.

Há dois anos, essas pessoas são tratadas com enorme descaso pelo governo municipal, como se fossem invisíveis à sociedade santamariense. Aproveitando a época natalina, onde mais Kaingangs estão em Santa Maria, o Movimento Estudantil da UFSM fará, em conjunto com as comunidades indígenas e o Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (GAPIN), a Noite da Visibilidade Indígena, buscando o diálogo da população com o povo Kaingang, que irá mostrar sua cara e sua identidade.

A Noite da Visibilidade Indígena será realizada no dia 17 de dezembro, a partir das 18h, na Praça Saldanha Marinho. Dia 13 de dezembro (terça-feira), às 12:30 também na Saldanha Marinho, haverá a pintura de faixas para o ato. Durante toda a semana serão recolhidas assinaturas para uma petição cobrando do poder público as providências para regularização da situação do povo Kaingang em Santa Maria.