sábado, 10 de dezembro de 2011

Coletivo Voe: em defesa da diversidade!

O Congresso Estudantil da UFSM, durante a plenária LGBTT, deliberou pela criação de um grupo de gênero e sexualidade. A primeira reunião do grupo ocorreu na sexta-feira, dia dois de dezembro, no auditório do DCE. Essa reunião, que contou com cerca de quinze pessoas, decidiu que o grupo se proporá a combater a homofobia na UFSM, através de debates, ciclos de cinema, atos pela visibilidade LGBTT, entre outras ferramentas. Outra característica do grupo é a busca pela valorização da diversidade sexual. Assim, todas e todos estão convidad@s a construir esse espaço, independentemente da sua orientação sexual.

Ontem aconteceu a segunda reunião do grupo, já contando com vinte pessoas. Essa reunião serviu para decidirmos o nome do grupo: Coletivo Voe. O verbo é utilizado como sinônimo de libertação, porque acreditamos não apenas na igualdade entre os seres humanos dentro de um sistema econômico que continua colocando-os na condição de explorandos. Defendemos a libertação do ser humano para que possa manifestar livremente todas as suas características.

E em breve teremos muita construção e muita luta. Já para o próximo semestre serão preparadas atividades de boas-vindas durante a Semana da Calourada e a próxima edição do Universidade Fora do Armário, que é um espaço de discussão construído pelo Movimento Estudantil com o intuito de dar visibilidade às pautas LGBTT e denunciar a homofobia presente em nosso cotidiano.

São muitas tarefas e inúmeros desafios e, por isso, precisamos de toda contribuição. Convidamos todas e todos para se somarem a esse Coletivo. Nossa próxima reunião será sexta-feira, 16/12, às 18h no auditório do DCE (Professor Braga, 79).