sábado, 17 de dezembro de 2011

Estudantes ocupam Casa do Estudante em Frederico Westphalen

Por Assistência Estudantil de ponta a ponta!

Cansados de esperar, estudantes com Beneficio Socioeconômico deferido e já com direito à moradia ocuparam ontem (16) pacificamente a Casa do Estudante em Frederico Westphalen. Não houve nenhum tipo de resistência por parte da segurança da UFSM no campus. O DCE da UFSM apoia e participa da Ocupação.

Inaugurado em 2005 com campi em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen no norte do Rio Grande do Sul, o CESNORS sempre teve carências em relação a assistência estudantil. Depois de anos de luta, apenas no segundo semestre de 2011 as Casas do Estudante foram concluídas. Cerca de 20 dias atrás a listagem dos moradores foi divulgada pela Universidade, mas até a sexta não havia uma previsão mínima de entrega, além de um nítido jogo de empurra entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), responsável pela Assistência Estudantil na UFSM, e a Direção do CESNORS.

Desde ontem, cerca de 20 estudantes tem levado móveis para a Casa do Estudante. A previsão, segundo informações da passadas ao DCE, é que na terça-feira a UFSM responda oficialmente em relação à Ocupação. Para Jacson França, coordenador-geral do DCE e um dos moradores da CEU IV (como a Casa tem sido chamada), um dos principais motivos da ocupação foi a demora e o jogo de empurra para a liberação da moradia, Jacson também lembra que no mês de dezembro muitos contratos de aluguel vencem, e quem já tem direito a moradia teria que fazer um novo contrato com valor ainda mais alto e ainda pagar multa pela rescisão quando a CEU IV fosse liberada.

O DCE da UFSM tem participado e articulado a ocupação, além dos membros da Diretoria do DCE em Frederico Westphalen, moradores ou não da CEU IV, Bruna Surdi, do DCE da UFSM e da Diretoria da CEU II, de Santa Maria, viajou para Frederico Westphalen para acompanhar e auxiliar na Ocupação.

Leia também:
DCE de Luta em toda a UFSM - Protesto pela ampliação e abertura da CEU durante Conselho do CESNORS em Palmeira das Missões, no mês de junho de 2011.