terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ocupação 2 meses depois - Como estão as nossas reivindicações



Na última segunda, em um evento público que a reitoria chamou de "reunião de trabalho", marcado em um horário complicado e com uma dinâmica centrada no Reitor, foram apresentados os panoramas gerais do andamento das conquistas da Ocupação da Reitoria. De maneira geral, os comprometimentos da administração da Universidade tem sido cumpridos, o DCE vem acompanhando e participando do trabalho das comissões.

Reunião do dia 7/11 - Portal UFSM


Confira como está a situação de cada pauta:

RU

As refeições para estudantes sem Benefício Sócio-Econômico (BSE) foram disponibilizadas a partir do dia 27 de setembro, por ordem de chagada no RU, com nenhuma divulgação por parte da UFSM. A partir de amanhã, dia 16, começa a valer o agendamento via Portal do Aluno para os 100 cafés e as 150 jantas que foram acordadas.

Deve ser feita no ano que vem uma nova saída no RU velho de Santa Maria, com a construção e reforma da cozinha. Com atrasos em relação ao acordado (que previa um prazo de 10 dias), o RU foi organizado para se ter duas filas de entrega de material, reduzindo a fila na saída.

Em Palmeira das Missões, o horário de vendas dos vales foi ampliado a partir do dia 13 de outubro, o antedimento passou de segunda a quinta, das 8h às 11h, para de segunda a sexta, das 8h30 às 12h30.

Foto Final da Ocupação

Casa do Estudante e BSE

O Conselho de Moradia, que tem participação da PRAE e das Direções da CEU 1 e CEU 2, previsto nas resoluções da UFSM desde 2008, e que havia sido chamado apenas uma vez desde então, foi reativo, tendo tido tem reuniões até agora, nos dias 14/09, 10/10 e 24/10.

Em relação a melhoria do sinal de internet na CEU 2, a direção do CPD se colocou a disposição para ajudar e trabalhar em conjunto com estudantes da área de informática indicados pela Diretoria da CEU 2, os estudantes foram indicados pela CEU 2 na semana passada.

Em relação a pavimentação das ruas da CEU 2, a obra foi iniciada no dia 24 de outubro e tem prazo de 210 dias. A colocação de grades de segurança nas portas dos apartamentos, outra conquista da ocupação, começou a ser feita no dia 22 de outubro. A sala do Bloco 13, invadida pela segurança da UFSM sem autorização do Conselho de Moradores da CEU 2, será devolvida no começo do ano que vem, quando termina a construção de uma guarita da segurança, próximo a ponte. A ideia da CEU é fazer na sala do Bloco 13 uma sala de reuniões, com Wireless e recursos áudio-visuais.

A construção de mais banheiros para a União Universitária (masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais) será projetada em 2011, para a construção em 2012, como previsto nos comprometimentos após a ocupação.

Bolsas e Situação dos Bolsistas

Foi formada uma Comissão paritária para discutir as questões relativas às bolsas, a comissão se reuniu nos dias 30/09, 07/10, 14/10, 25/10, 01/11 e volta a se reunir no próximo dia 18, sexta-feira. A comissão vem discutindo caso a caso em relações as "bolsas-trabalho" e as bolsas de ensino, pesquisa e extensão. Existe uma necessidade da UFSM regulamentar os critérios de acesso às bolsas e equalizar valores. Uma das mais importantes Conquistas da Ocupação, o reajuste de 12% no valor das bolsas trabalho (HUSM/PRAE) está previsto para o começo de 2012.

CESNORS

A Reitoria enviou solicitação a bancada gaúcha no Congresso Nacional, pedindo destinação de emenda parlamentar para a construção de mais blocos das Casas do Estudante no CESNORS. Em relação as 50 bolsas permanência, serão distribuídas após a ocupação das CEUs, conforme os critérios do edital 04/2011 da PRAE. O processo encontra-se na fase de inscrição dos candidatos.

A Reitoria e da Direção do CESNORS enviou às prefeituras de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões melhorias nos acessos aos campi. Em Frederico Westphalen a Creluz se comprometeu em doar a iluminação da BR 386 até o campus. Para o acesso dos estudantes do CESNORS até o RU, serão destinados 190 mil reais (valor estimado), para a construção de uma passarela. Para a moradia estudantil do CAFW, serão destinados cerca de 2,1 milhões de reais para reformas. A licitação foi realizada neste ano, e a abertura do envelope com as propostas das empresas é no dia 18, sexta-feira.


Biblioteca

Inicialmente, o horário da Biblioteca foi estendido para às 22h. A sala digital 24h no espaço que era ocupado pela agência da Caixa Econômica Federal será efetivado em 2012, a Caixa ainda ocupa parcialmente o local e o contrato com a UFSM vence no dia 28 de dezembro.

Pautas Gerais

UBS-Escola
Em uma reunião onde o DCE não recebeu o convite, com a participação da PRAE, CCS, HUSM e Prograd foi consenso a ideia de acumular mais no debate sobre a proposta, e enviar posteriormente para os conselhos da Universidade. Na semana, em reunião entre o DCE, a Direção da CEU 2 e a PRAE, foram discutidos vários pontos em relação ao atendimento básico aos moradores da CEU.

Institucionalização da Creche Ipê-Amarelo
O pedido está no MEC, junto ao de outras 24 unidades ligadas às IFES. A última reunião foi no dia 4/11. Ainda em 2011, o processo deverá ser analisado pelo CEPE e pelo Consu.


Pautas Específicas

Edital de concurso aberto para professores nos cursos de Terapia Ocupacional e Relações Internacionais. A sala de atendimento para a Terapia Ocupacional está prevista para março de 2012. A retomada da obra do prédio do CCS em 26/08 tem prazo de 240 dias, o prazo para a conclusão do térreo do prédio é o dia 15 de fevereiro do ano que vem. Existe a disponibilidade de salas no Centro de Tecnologia, para atender a demanda em 2012 enquanto o prédio não estiver concluído.