O CEB - Conselho de Entidades de Base (Diretórios Acadêmicos), instância superior ao DCE no movimento estudantil da UFSM, reuniu-se na última quinta-feira (19/8) à noite na sede do DCE-centro.
Dentre as pautas constavam os Informes das atividades, eventos e lutas construídas pelos DAs e DCE; o JUSM - Jogos Universitários de Santa Maria; e o ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
Informes:
- DACEFD (Educação Física): relato Calourada CEFD; Licenciatura Ampliada estará na pauta da Semana Acadêmica; ENEF 2011 será na UFSM;
- DCE: luta pelo transporte público em Frederico Westphalen, ato com 250 pessoas reduziu a tarifa de volta pra R$ 0,60;
- DAON (Agronomia): relato Calourada Agronomia; 53º CONEA foi realizado na UFSM; FEAB-SM se proporá a assumir o NTP de Relações Internacionais da FEAB;
- NARUA (Núcleo de Apoio à Reforma Urbana-Agrária): relato da construção do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra e que haverá debate no dia 31/8 as 19:30hs no Auditório do CCR;
- DLD (Direito): nova gestão Atitude e Assembléias Gerais do curso devido a falta de professores;
- DCE: questão das formas de ingresso na UFSM, foi tirada comissão com a reitoria para seguir discutindo, com dois estudantes: Zasso pelo DCE e Marcos do DACE se propôs a participar também;
- DACE (Centro de Educação: com nova gestão, estão pautando o xerox do Centro de Educação;
- DCE: relato da reunião com reitoria sobre abaixo-assinado da assistência estudantil, reitoria não quer aumentar teto para conseguir o benefício sócio-econômico para 1,5 salários, nem disponibilizar transporte intercampi periódico; Ponto de Carona, agora é pra sair;
- Silveira Martins: atos dos estudantes com DCE por assistência estudantil, agora irão iniciar negociação para implementação da moradia estudantil em uma escola desativada;
- DACAR (Arquivologia): situação complicada do curso de Arquivologia;
- DAENF (Enfermagem): Manifestações da sociedade em defesa do Conselho Municipal de Saúde;
- DCE: Calourada II/2010 será na semana dos dias 30/8 a 4/9 e contará com diversas atividades;
Em relação ao JUSM, discutiu-se que os Jogos Universitários de Santa Maria serão realizados em Outubro e que as seletivas deverão ser realizadas em Setembro pelos Diretórios Acadêmicos. Outro grande desafio no que diz respeito ao JUSM deste ano é que pela primeira vez este deverá envolver todos os campi da UFSM e não apenas as universidades de Santa Maria, o que ainda está em discussão sobre como irá ocorrer.
Já sobre o ENADE, os Diretórios realizaram uma boa discussão sobre esta pauta, sob a qual o movimento estudantil da UFSM possui uma série de críticas. Ressaltou-se sobre a importância desta discussão ser realizada com antecedência para que os estudantes possam tirar um posicionamento prévio quanto ao ENADE, não deixando para discutir este tema na última hora.
O ENADE 2010 será realizado no dia 21/11 em todo país para os cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Zootecnia, cursos superiores de Tecnologia em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
No debate realizado, ressaltou-se que o ENADE é parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), sistema que substituiu o antigo Provão, sendo composto por uma Avaliação Externa do MEC, uma Avaliação Interna da instituição de ensino e pelo ENADE. Dentre as críticas dos estudantes ao ENADE está o fato de manter diversos elementos negativos presentes no Provão, como a obrigatoriedade em se fazer a prova (se o estudante selecionado não vai fazê-la, corre o risco de não receber o diploma); o fato de ser uma avaliação nacional que desconsidera as especificidades regionais e que não avalia o processo educacional, mas apenas o resultado deste em apenas um turno de prova, dentre outros elementos citados.
Outra questão comentada foi sobre os objetivos do MEC em se realizar tal avaliação, que é o ranqueamento de cursos e instituições, tanto públicas, como privadas, através do IGC - Índice Geral de Cursos, do qual o ENADE compõe 60% do valor da qualidade do curso, acabando por responsabilizar mais o estudante pelo resultado do curso, do que pelas condições de ensino colocadas para os acadêmicos (número de professores, laboratórios, livros, assistência estudantil, etc). O ranqueamento faz com que os cursos ofertem bolsas e disciplinas “pré-ENADE” para que os estudantes tirem boas notas na avaliação, mascarando assim a realidade do curso.
Com o objetivo de aprofundar esta discussão e definir qual será a intervenção dos estudantes na questão do ENADE (apontando no sentido da campanha pelo boicote ao ENADE), foi deliberado a criação do Fórum de Avaliação Institucional da UFSM, que terá por papel discutir o ENADE-SINAES, assim como qual a proposta de Avaliação Institucional dos estudantes da UFSM. Este Fórum será composto inicialmente pelo DCE, DAON, DAEF, DAENF, DACAR, DATA e DA Silveira Martins, e esta pauta irá retornar a discussão nos próximos Conselhos de DAs.