quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

TRANSPORTE COLETIVO: UM PASSO À FRENTE!


 “Um passo atrás, por favor!” Quem nunca ouviu esta frase, provavelmente não utiliza o transporte coletivo em Santa Maria, cuja realidade é a superlotação, o elevado preço da tarifa, e a má distribuição das linhas, entre outros problemas que todos conhecemos muito bem. Cada aumento do valor da passagem vem acompanhado de uma série de promessas de melhorias não cumpridas ou parcialmente cumpridas, como a pseudo-integração implantada pelo dito Sistema ‘Integrado’ Municipal (SIM). 

Em 2013, após as manifestações de junho, que tiveram entre suas principais pautas, a redução do preço da passagem e o passe livre, o governo desonerou impostos (PIS e COFINS), o que levou à queda do valor da tarifa em mais de 50 cidades. Mas, em Santa Maria nada aconteceu, embora, entre 2003 e 2013, tenha havido um aumento do preço da tarifa de 122,72% na cidade, enquanto a inflação no período foi de 58,65%.

E agora, a Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) está exigindo do executivo, um abusivo aumento para R$2,70, o que deve ocorrer, se depender da prefeitura, que parece estar sempre a serviço do empresariado e não da população. No entanto, os estudantes, os trabalhadores e a população pobre em geral – principais prejudicados pelo aumento – não permitirão que se dê nem mais um passo para trás. Ao contrário, é hora de termos melhorias reais no transporte coletivo da cidade. É hora de darmos UM PASSO À FRENTE!

Assim, convidamos a você, usuário do transporte coletivo, para nos enviar (via Facebook) depoimentos, fotos, charges ou o que mais julgar adequado, que aponte a real situação do transporte público em Santa Maria. Vamos mostrar que a realidade que enfrentamos cotidianamente está muito distante do propagandeado pela ATU. Semanalmente, vamos republicar os melhores posts.

E na próxima segunda-feira, 20 de janeiro, às 17hs, ocorrerá um Ato Público Contra o Aumento das Passagens. A concentração será na Praça Saldanha Marinho. No sábado, 18 de janeiro, ás 10hs, também na Praça, haverá mobilização para confecção de cartazes e faixas para o Ato. Veja mais detalhes sobre o Ato e confirme sua presença em https://www.facebook.com/events/674983762554450/?notif_t=plan_edited