sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Saberes em Movimento na JAI

Formação ou Formatação? Repensando a construção do conhecimento 

O Saberes em Movimento é um espaço organizado do Diretório Central dos Estudantes da UFSM que se insere na programação da Jornada Acadêmica Integrada promovida pela Universidade. Este tem como propósito ser um espaço de debate sobre a formação profissional, não sendo um espaço só de amostra ou apresentação do conhecimento produzido na universidade, mas de discussão sobre este conhecimento, sua contribuição para a sociedade e para a formação profissional. Além disso, pretende-se envolver e integrar experiências de relevância social desenvolvidas na universidade que vem atuando com demandas sociais, bem como estudantes, professores, diretórios acadêmicos e movimentos sociais. A Universidade é uma instituição milenar que ao longo de sua história foi acompanhando as transformações da sociedade mudando seu papel, sua amplitude e a função que exerce na sociedade.


Durante muitos anos a universidade foi destinada a formar uma pequena elite aristocrática para dirigir a organização do Estado. Este era o papel do ensino superir Brasileiro até o início do século XX, momento de transformação na base econômica, política e ideológica da formação social brasileira, onde capitalismo torna-se o modo de produção hegemônico, tendo como um dos seus reflexos, fortes impactos sobre o sistema educacional do país e, sobretudo na Educação Superior. Neste período as Universidades começam a ganhar corpo, tendo papel central desenvolvimento científico e tecnológico para os detentores dos grandes meios de produção. A produção de conhecimento ao longo da formação sócia histórica brasileira, sempre esteve hegemonicamente voltada para a manutenção da ordem social vigente. 

O movimento estudantil tem sido um dos agentes contestadores deste modelo de educação e do papel da Universidade, pautando um ensino crítico, interdisciplinar vinculado á prática e uma universidade que produzisse ciência e tecnologia voltada para as demandas da maioria da população. Além do movimento estudantil, experiências de projetos, coletivos, núcleos de estudos, que vem atuando com demandas sociais e fazendo a ligação da universidade com o resto da sociedade, podem ser vistos com formas de construir outro modelo de universidade e formação profissional. O Diretório Central dos Estudantes da UFSM tem construído espaços de debates e ações que buscam discutir a universidade e aproximar esta da realidade da maioria da população. Porém é necessário expandir este debate na UFSM, envolvendo os estudantes por meio dos diretórios acadêmicos e os projetos de relevância social, cursos, núcleos de estudo que vem desenvolvendo ensino pesquisa e extensão voltada para a transformação da realidade social a partir das demandas da maioria da população. É necessário que a comunidade acadêmica repense a Universidade e produção do conhecimento, a JAI é um espaço propício para isso.

Os debates promovidos pelo DCE na JAI ocorrerão no Teatro Caixa Preta, junto ao Centro de Artes e Letras, no horário das 17hs30min, que são:

Segunda-feira 22/10: “Que conhecimento é esse? Universidade e Formação Profissional” 

Quarta-feira 24/10: “Formação Profissional: construindo e promovendo à saúde” 

 Quinta-feira 25/10: “Formação profissional frente à realidade do campo brasileiro” 

Participe, questione, reflita e busque construir sua formação profissional de maneira crítica e comprometida com as transformações sociais tão necessárias em nosso país.