quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Debate no DCE - Pela visão de Helen Cabral



Helen apresentou suas propostas - Foto: Gabriela Perufo

No debate promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da UFSM, na terça-feira, dia 2, Helen apresenta suas propostas para uma gestão moderna e para melhorar a cidade, enquanto representantes da atual gestão tentam vender a imagem de uma Santa Maria diferente que a maioria dos santa-marienses conhecem. De forma muito clara, Helen mostrou novamente que está preparada para ser a primeira mulher prefeita de Santa Maria e tirar a cidade do atraso. Confira os temas citados por Helen:

Veja Também:
De volta à UFSM, Pozzobom apresenta seus compromissos aos estudantes


Santa Maria Carinhosa
Sobre educação Helen falou do Programa Santa Maria Carinhosa, que conta com a construção de 12 creches, com horário de funcionamento ampliado, das 7h às 19h e funcionando também aos sábados, com oficinas para as crianças, criando uma parceria entre a UFSM e as faculdades privadas da cidade com a prefeitura. O Santa Maria Carinhosa conta com uma creche central que funcionará no turno da noite, para mães que trabalham ou estudam. Também falou da escola de turno integral, com as oficinas no contra turno, que foram prometidas na eleição passada e ainda não funciona na cidade, além da educação profissional e tecnológica para os jovens.

Plano Diretor de Mobilidade Urbana
Helen destacou que ficou em caixa da gestão passada, verba do Banco Mundial para a implantação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, e garantiu executá-lo. O Plano prevê a licitação das empresas de transporte público e uma análise técnica para organizar as linhas de ônibus, paradas e horários, além da construção de terminais descentralizados para desafogar o trânsito. Citou também as obras da Travessia Urbana do Governo Federal, que já possuem o recurso destinado, a duplicação da Faixa Nova e da Faixa Velha de Camobi em ação conjunta com os Governos Federal e Estadual.

As filas nos postos de saúde
Helen criticou a atual administração, que convive com o grave problema das filas de madrugada nos postos de saúde, que reduziu as equipes da Estratégia da Saúde da Família, que teve o relatório reprovado pelo Conselho Municipal de saúde e deixou de gastar cerca de R$16 milhões da pasta da saúde. Helen falou do Programa Fila Zero, que com a informatização da rede pública de saúde vai implementar o teleagendamento de consultas, o prontuário eletrônico e a marcação online de consultas especializadas e exames.
“Estou aqui para debater os problemas reais que os santa-marienses enfrentam, e nossas propostas para resolvê-los. ¨Temos condições de vencer esta eleição e de cuidar bem das pessoas, como o PT sempre fez, vamos juntos cuidar bem de Santa Maria, com uma gestão moderna, ágil e eficaz, para nossa cidade melhorar e sair do atraso.”

Helen ainda ressaltou que fez questão de estar presente, e falou que sua trajetória política teve início no movimento estudantil. “Iniciei minha história política no movimento estudantil e sei a importância do movimento e de suas lutas. Estou aqui hoje para apresentar as nossas propostas, da Frente Popular, para cuidar bem de Santa Maria. Realizei meu sonho de me formar e ser professora graças a política pública, e por isso quero ser prefeita, para gerar oportunidades a quem precisa através da política pública”.