sábado, 23 de junho de 2012

Comissão de Negociação divulga nota sobre reunião com a reitoria

Ontem (22), após a Assembleia Geral dos Estudantes, a Comissão de Negociação do Comando de Greve Estudantil da UFSM, formada por estudantes dos quatro campi da UFSM, esteve reunida com a Reitoria da UFSM para a primeira rodada de negociação, conforme reunião marcada na última segunda-feira (18). Confira abaixo a Nota da Comissão de Negociação, e acompanhe a greve pelo Facebook e pelo Blog do Comando de Greve. A Comissão é formada pelos estudantes Mariele Fioreze (Engenharia Ambiental), Gisselle Soares (Nutrição), Bernardo Cadó (Medicina), Marcelo Rauber (Engenharia Florestal), Jaína Vieira (Gestão de Turismo), Gabriel Vaccari (Filosofia), Igor Mendes Bueno (Direito), Juliano Gomes (Física) e Gustavo Herzog (Artes Cênicas).




Nota Comissão de Negociação do Comando de Greve Estudantil

A comissão de negociação do Comando de Greve Estudantil da UFSM, referendada na Assembleia Geral dos Estudantes ocorrida no começo da tarde de sexta-feira (22), esteve reunida durante a tarde com a Reitoria da UFSM.

A Comissão foi indicada pelo comando de greve contemplando a presença de campi e centros da UFSM e cursos e participação nas atividades da greve estudantil. Estão presentes na Comissão estudantes de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Santa Maria e Silveira Martins.
A reunião teve um caráter de debater os direitos dos estudantes, as pautas encaminhadas pelos DAs e/ou Assembleias de cursos e um calendário de reuniões para discutir as pautas gerais, que se desdobravam em quatro eixos: assistência estudantil, democracia na universidade, expansão com qualidade e formação humana e profissional.

Inicialmente, a comissão trouxe para a mesa o debate sobre o assédio moral que estudantes vêm sofrendo em decorrência de seu posicionamento em relação à greve por parte de professores que não aderiram à greve docente e que impossibilita ou dificulta a participação dos estudantes em exercer o seu direito legítimo de greve. Posterior a esse debate, a nossa avaliação é de se propor a construir, junto aos demais comandos de greve, uma nota sobre a questão do assédio moral, esse assunto será discutido e aprofundado nas próximas reuniões.

Também foi levado para a mesa de negociação as pautas levantadas pelos estudantes referentes aos seus cursos e centros específicos, a reitoria se comprometeu em encaminhar, a partir de segunda-feira, as pautas às direções de centro, solicitar um posicionamento das direções e convidar para discussões conjuntas entre reitoria, direção de centro e estudantes (comissão de negociação e representantes dos cursos). O indicativo é de que na segunda-feira sejam encaminhadas as demandas dos estudantes e que sejam marcadas as datas reuniões com os centros.

Quantos as pautas gerais, foi definido um cronograma de negociações na semana, onde cada eixo seja discutido especificamente por reunião. Na próxima segunda-feira (25), a partir das 16h, será realizada a reunião sobre o eixo de assistência estudantil, na terça e na quarta, haverá reuniões sobre os outros eixos, com horários a serem definidos na segunda-feira.

Sabemos que a próxima semana será muito importante para a luta dos estudantes em defesa da educação pública e do ensino de qualidade. A nossa expectativa é, a partir da próxima semana, obter vitórias concretas e para isso necessitamos de estudantes mobilizados e organizados para garantir vitórias significativas. Convidamos todas e todos a estar juntos e contribuir nas atividades do movimento estudantil, e também da Marcha pela Educação Pública, que será realizada no dia 6 de julho.

Comissão de Negociação
Comando de Greve Estudantil da UFSM