terça-feira, 10 de abril de 2012

Pré-Encontro Regional de Agroecologia - SUL


No dia 11 de abril (quarta), será realizado na UFSM, campus Santa Maria, o primeiro Pré-ERA (Encontro Regional de Agroecologia), como etapa preparatória ao II ERA-SUL que acontece de 28 de abril ao dia 1º de maio, em Frederico Westphalen. O Pré-ERA será realizado às 19h, na sala 4204, no prédio 43 (CCR), e é uma promoção da Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF).


Inscrições

As inscrições para o ERA devem ser feitas pelo endereço de e-mail: inscricoeserasul2012@yahoo.com.br, informando nome completo, RG, universidade e curso.
Os valores para inscrição são de:
- R$ 40,00 até dia 22 de abril;
- R$ 50,00 a partir do dia 23 de abril e durante o evento.
Obs: O valor da inscrição inclui alojamento, café, almoço e janta durante os dias do encontro, incluindo também o deslocamento para as vivências.

Deverá ser efetuado o depósito até 23 de abril na seguinte conta:
Agência: 0680-7
Conta: 26.977-8
Poupança - Banco do Brasil
Titular: Fernanda Maria Haiduk



II ERA Sul

O ERA é um espaço para inserir os estudantes no debate amplo que é a ciência da agroecologia, trazendo a sua contribuição para a sociedade, sendo um modelo realmente sustentável de produção e economicamente viável. Para isso, o encontro trará debates sobre as questões do campo brasileiro e sua atual realidade baseada no modelo do agronegócio e suas contradições, e também pontuando a agroecologia como uma ciência base para o desenvolvimento rural. O ERA contará com espaços que discutam a questão agrária em um viés político/social, passando pela assistência técnica, o modelo de extensão, o ensino nas universidades.

Para a inserção de estudantes, agricultores e profissionais na prática da agroecologia, o evento vai contar com vivências e oficinas em áreas de pequenos agricultores da região norte do RS e sul de SC em transição agroecológica. Serão muitas opções a disposição: ver como é feito o trabalho com sementes crioulas nas pequenas propriedades; como funciona uma microdestilaria de oleaginosas e cana, de óleos nobres, de essência; como é o trabalho das mulheres com horto, tinturas, xaropes, preparos medicinais; conhecer o pastoreio voisin; áreas com introdução de sistemas agroflorestais; produção de mudas nativas e trilha ecológica; entender o que é e como se faz um biofertilizante; Compostagem e vermicompostagem, bioconstrução, licenciamento ambiental e certificação orgânica, adubação verde, manejo sustentável do solo, “trator de galinha”, mandala.

O ERA é construído pela ABEEF, pela FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil), pelo MPA (Movimento dos Pequenos Agricultures) e pelo Centro de Educação Superior Norte (CESNORS) da UFSM. E Encontro tem apoio também do DCE da UFSM, da EMATER e da UFSM.