Por Mairo Trentin Piovesan
Nem só o Ensino Superior, Gratuito e de Qualidade parece ter chegado a Frederico Westphalen através do campus da UFSM, os problemas e as dificuldades pelos quais passam os Estudantes também estacionaram aqui. A cada volta ás aulas nos é reservado uma surpresa nada agradável, o aumento da passagem. Pela segunda vez em menos de 5 meses houve aumento na tarifa cobrada, totalizando neste período um aumento de incríveis e inadmissíveis 75% (virou coisa corriqueira). Tudo muito negativo para estudantes que já convivem com os abusivos e inconcebíveis preços dos aluguéis e de muitos serviços da cidade, além da falta de Assistência Estudantil da própria Universidade.
Resumindo, a cidade de Frederico valoriza muito pouco àqueles que contribuem muito para seu crescimento, nos trata como meros Consumidores, a serviço de uma pseudo burguesia faminta por lucros cada vez maiores.
Faço coro à idéia de que somente a organização dos Estudantes poderá criar uma conjuntura diferente da atual, para que nós Estudantes sejamos valorizados pelo papel que desempenhamos na Sociedade e não apenas pelas cifras gigantescas que movimentam a economia frederiquense deixando muitos de nossos “comerciantes” e “empresários” de boca aberta e de bolso cheio.
Saudações a quem tem Coragem!
*Estudante de Agronomia do CESNORS/UFSM, membro do Diretório Central dos Estudantes da UFSM