terça-feira, 23 de novembro de 2010

Relato do Conselho de DAs – 19-11-2010

*Relato não-oficial, escrito pela representação do DAQUI-PALM (Diretório Acadêmico Quilombo dos Palmares) , e repassada aos estudantes do curso de História da UFSM.


Conselho de DAs – 19-11-2010

Pautas:
  • Informes;
  • ENADE;
  • Transporte/Estatuinte;
  • Eleições DCE.

Informes:
Vários informes sobre processos eleitorais em DAs.

ENADE:
O ENADE ocorre no domingo, dia 21 de novembro. A organização para o boicote se dará no dia do ENADE de manhã as 11 horas, na sede do DCE no centro, onde serão divididos os grupos que irão levar os adesivos do boicote em cada local de realização das provas.

Estatuinte:
Teve, hoje à tarde (19-11), reunião extraordinária do Conselho Universitário. A bancada estudantil pediu vistas do processo, e tem agora uma semana para discutir a estatuinte e fazer uma proposta de estatuinte a ser apresentada. Na sexta-feira, dia 26 de novembro, vai ter reunião extraordinária do Conselho Universitário (para discutir a estatuinte) e logo após o término da mesma, inicia a reunião ordinária do CONSUN (Conselho Universitário). Terá um Seminário sobre a Estauinte na quinta-feira, dia 25 de novembro, às 17h30min no Auditório Sérgio Pires (Geografia, prédio 17). No domingo (21 de novembro) às 15 horas terá reunião da Comissão Organizadora do Seminário (que foi tirada no conselho de DAs) na sede do DCE-centro.

Transporte:
Já está previsto o aumento da tarifa para R$ 2,31 reais, assim que forem implementadas alguns pontos exigidos, como os cartões magnéticos, por exemplo. A ideia é chamar uma nova audiência pública para discutir o aumento. Além disso, os DAs devem passar os abaixo-assinados nas salas de aula do curso. Foi tirada uma comissão para marcar a audiência Pública na Câmara de Vereadores.

Eleições DCE:
A Comissão Eleitoral analisou e achou ruim realizar eleições do DCE para esse ano, pois, consta no Estatuto do DCE que se pode postergar as eleições em período de férias. Abriu-se a possibilidade de 2 dias de eleições para o DCE de Santa Maria, o que não foi aceito pela maioria presente. Abriu-se, também, um ponto para discutir o porquê de os colégio técnico de Frederico Westphalen não participar das eleições do DCE enquanto que os de Santa Maria participam, foi respondido que isso se dá pelo fato de o DCE representar apenas os estudantes universitários daquela localidade, pois, os mesmos pediram para serem representados, enquanto os técnicos não fizeram isso, e isso só pode ser mudado em Congresso Estudantil, através de mudança do estatuto do DCE. Ainda, foi lido o edital das eleições e discutidos alguns pontos do mesmo.