sexta-feira, 12 de novembro de 2010

DCE e UFSM discutirão modelo de ingresso em 2011

Em meio às polêmicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o DCE esteve reunido ontem, dia 12, com a Prograd e professores do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação, para discutir a realização de debates e de seminários a partir desde ano (na Rádio Universidade e na TV Campus) e de maneira ampliada no primeiro semestre de 2011.

A realização dessas discussões são uma determinação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) após a proposta de modelo de ingresso apresentada pelo DCE no primeiro semestre em contraposição a proposta apresentada pela reitoria. No parecer final apoiado pelo DCE, o CEPE propunha a criação de uma comissão que organizasse discussões amplas sobre modelo de ingresso. Na mesma reunião, por voto de desempate do professor Felipe Müller, foi aprovada a proposta da UFSM, com mudanças já vigentes no vestibular deste ano, fundindo o PEIES e o Vestibular e utilizando já a partir deste vestibular 20% da nota do ENEM.

A proposta do DCE, que usa a prova do ENEM como ponto de corte na primeira fase e compondo 50% da nota final e provas dissertativas, com questões direcionadas para área de saber do curso pretendido e adoção de temas transversais discutidos e propostos pela comunidade, ainda é uma proposta em aberto, e a intenção é realizar discussões nas escolas e na UFSM, para ouvir professores e alunos.

Na reunião estiveram, representando o DCE, o acadêmico de jornalismo da UFSM, José Luís Zasso, representando a Prograd, o Pró-Reitor de Graduação professor Orlando Fonseca, representando o Diretório Acadêmico do Centro de Educação, o acadêmico de Educação Especial, Marcos Machado Paulo. e representado o Centro de Educação, os professores Hamilton de Godoy Wielewicki e Francisco Freitas, ambos do Departamento de Metodologia do Ensino.