segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Que UFSM nós queremos? Debate nesta quinta-feira, dia 16


A partir deste ano se encaminha um processo de reformulação do estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, a ser concluído em 2015, no Congresso Estatuinte*.

Sabemos que, para além da mudança nas normas, o que se segue a isso é uma transformação na Universidade como um todo, afetando a nossa formação profissional. 

O DCE convida a todas e todos para discutir e construir este novo estatuto para a Universidade Federal de Santa Maria, de modo que sejamos, enquanto estudantes, sujeitos participantes da reflexão e construção do papel social desta instituição.

O estatuto é a norma geral da universidade e estabelece:

- Como são definidas as estruturas dos cursos e os regimes didáticos;

- Como o reitor, diretores de centro, chefes de departamento e coordenadores de curso são escolhidos;

- Como são compostos os conselhos superiores universitários.

Defendemos uma universidade democrática, aonde os estudantes tenha voz e vez. O processo de Estatuinte Universitária é uma possibilidade para isso, entretanto, nossa participação enquanto estudantes é fundamental. 

Por isso, discuta, participe, afinal, que UFSM nós queremos? 

*Congresso Estatuinte: instância máxima para criação de um novo estatuto. Para além disso, defendemos um Congresso Estatuinte Paritário, em que cada segmento (estudantes, professores e técnicos administrativos) tem o mesmo poder de decisão.