terça-feira, 2 de abril de 2013

UFSM cria bolsa auxílio creche para mães e pais moradores da Casa do Estudante

Hoje uma pauta urgente de permanência estudantil foi temporariamente contemplada. Em reunião na manhã de hoje, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Diretoria da CEU II, DCE e pais e mães moradores da Casa do Estudante da UFSM encaminharam a criação de uma bolsa para auxílio creche.

A bolsa, que é prevista pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), contemplará pais e mães moradores das Casas do Estudante (CEUs) da UFSM por não possuírem alternativa financeira e entre familiares para deixarem seus filhos sob cuidados enquanto desempenham suas atividades acadêmicas. A solução é tida como temporária e em caráter de urgência, pois o ideal para o próximo período é a priorização de vagas junto ao edital da escola infantil Ipê Amarelo da UFSM para os estudantes moradores das CEUs. Até o momento, ainda não há definição de data para a divulgação do edital de seleção da escola.

A pauta já vinha sendo acompanhada pela diretoria da CEU II e pelo DCE e se tornou de grande urgência após o início das aulas pois a situação inviabilizava o desenvolvimento das atividades acadêmicas de pais e mães moradores das CEUs. Já havia ocorrido uma reunião na manhã de ontem (01/04) onde a pauta foi levada para a reunião conjunta da Reitoria e Pró-Reitorias.

A bolsa será no valor de R$ 350,00, preço médio da mensalidade das creches próximas ao campus da UFSM, e já será paga até o próximo dia 10 de abril. Atualmente, há demanda para cerca de nove filhos de moradores das CEUs.

A medida acertada na UFSM contrasta com o episódio recente em que uma universitária foi obrigada a deixar a Casa do Estudante após ganhar bebê na UFRGS. O direito de acesso à moradia e à creche para estudantes com filhos é essencial para garantir o ensino superior de estudantes em situação de vulnerabilidade social, e principalmente de sua permanência para que consigam concluir sua formação.