sexta-feira, 12 de abril de 2013

Conselho de Entidades de Base divulga nota em defesa das Semanas Acadêmicas

No dia de ontem (11 de abril), o Conselho de Entidades de Base esteve reunido pela primeira vez neste semestre letivo. A partir de vários apontamentos dos Diretórios Acadêmicos, uma nova pauta foi colocada em debate durante a sessão: as Semanas Acadêmicas. Inicialmente, vários Diretórios Acadêmicos relataram que estavam sendo pressionados para que realizassem suas Semanas Acadêmicas no período da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), e também para que o espaço fosse organizado em conjunto aos outros cursos do Centro de ensino.

A orientação está vindo das Direções de Centro, que por sua vez indicam ser uma orientação da Administração Central da universidade. A partir deste ponto, diversos Diretórios Acadêmicos apontaram dificuldades para a realização de suas Semanas Acadêmicas, relacionadas principalmente à perda de autonomia na construção e execução dos projetos, além de pressões e intervenções por parte das Coordenações de Curso para que a duração seja menor que uma semana. A partir das questões levantadas, o Conselho de Entidades de Base definiu pela construção e divulgação da nota pública a seguir.


NOTA DO CONSELHO DE ENTIDADES DE BASE DO CAMPUS DE SANTA MARIA EM RELAÇÃO ÀS SEMANAS ACADÊMICAS

Pelo respeito e autonomia na construção das Semanas Acadêmicas!

As Entidades de Base do campus de Santa Maria da UFSM vem, por meio desta nota, exigir que as Semanas Acadêmicas sejam respeitadas em todos os âmbitos administrativos da Universidade e repudiam o indicativo de que sejam realizadas no mesmo período da Jornada Acadêmica Integrada (JAI).

As Semanas Acadêmicas são compreendidas como espaços de organização autônoma dos estudantes, no qual estes podem definir conteúdos e metodologias que possam vir a qualificar sua formação profissional e humana dentro de seu curso - objetivo claramente diferente da Jornada Acadêmica Integrada. O espaço da sala de aula não é único que possibilita o aprendizado ao estudante, além de que o exercício de reflexão a respeito do seu curso e de suas demandas profissionais acaba por ser uma rica experiência educacional - um processo que se dá para organização das Semanas Acadêmicas.

Avaliamos que as experiências de Semanas Acadêmicas integradas entre cursos dentro de um mesmo Centro tem se demonstrado como espaços impróprios para os cursos exporem suas singularidades e diferenças de modo a construírem de fato um espaço interdisciplinar que considere também as especificidades e suas demandas de formação. As experiências já ocorridas na UFSM demonstraram que esses espaços foram de construção verticalizada e acabaram priorizando alguns cursos em detrimento de outros.

Ressaltamos que a autonomia na utilização dos recursos para realização da Semana Acadêmica também se faz necessária. Para isso, é preciso respeitar a pluralidade de ideias e as demandas dos estudantes sobre sua formação. Também a utilização desses recursos não deve ser condicionada à concordância do corpo docente sobre as temáticas e conteúdos levantadas pelos estudantes.

Os Diretórios Acadêmicos também se colocam no desafio de construir Semanas Acadêmicas que dialoguem com as diferentes áreas do conhecimento, que possibilitem a participação de estudantes de cursos diversos e que trabalhem com Ensino, Pesquisa e Extensão voltados para a transformação social, pilares e princípio da Universidade.