quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Nota de Esclarecimento



Na tarde de hoje (08), o DCE da UFSM foi surpreendido por uma notificação da Prefeitura de Santa de Maria, através da Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretária da Saúde, onde o fiscal Jefferson Müller interdita a Boate do DCE. Tal documento foi recebido e assinado pelo servidor da UFSM, Marcelino Cabral, responsável pelo Labinfo da CEU 1.


Na argumentação da prefeitura, a Boate do DCE foi interditada por não ter acessibilidade e por perturbação do sossego público. O fiscal conversou com membros do DCE, mas nenhuma vistoria foi feita para a interdição, segundo o fiscal a interdição foi uma medida preventiva. Diferente do que foi divulgado por alguns meios de comunicação com base em declarações da Prefeitura, o fiscal não foi impedido de entrar na Boate, sendo que todas as chaves estão disponíveis na entrada da CEU 1.

Tal atitude da Prefeitura de Santa Maria é encarada por nós como uma medida autoritária, não isolada de outros eventos na cidade, como a proibição de festas no Centro de Eventos e na Praça Saturnino de Brito, que tem o objetivo de criminalizar os espaços públicos culturais da juventude. O DCE esclarece também que vem conversando com a Pró-Reitoria de Infraestrutura (ProInfra) para que sejam realizadas reformas e se garanta a acessibilidade na Boate. Em relação ao isolamento acústico, a Boate possuiu isolamento e até o mês de novembro não havia isolamento acústico na Catacumba, porém por meio da ProInfra foram colocadas novas portas para garantir um melhor isolamento do local. Por esse motivo, a Catacumba ficou fechada em parte de 2012.

Amanhã pela parte da manhã, iremos à Prefeitura e à Reitoria da UFSM para esclarecer essas questões e garantir a abertura da Boate do DCE nessa sexta-feira, dia 11. Uma nova reunião da Direção Executiva do DCE será realizada amanhã às 13h no campus, onde iremos definir os próximos passos e ações concretas a serem tomadas. O DCE da UFSM não deixará que a Boate do DCE, um patrimônio dos estudantes e símbolo da cidade de Santa Maria seja motivo de perseguição política por parte da Prefeitura de Santa Maria e espera que UFSM esteja ao lado de seus estudantes para garantir que a Boate continue sendo um importante espaço cultural contra-hegemônico na cidade.

Boate do DCE – Um lugar do Caralho!

Gesṭo Vozes Em Movimento Р2012/2013


Pagina do DCE no Facebook