domingo, 27 de janeiro de 2013

Comunicado de Solidariedade - Aos amigos e colegas

Ao longo do dia temos, dentro de nossas limitações físicas e psicológicas, acompanhado e prestado o máximo de auxílio possível aos amigos e familiares de nossos colegas e queridos amigos mortos na tragédia da Boate Kiss em Santa Maria. Perdemos muitos de nossos amigos, colegas e conhecidos. Segundo dados da UFSM, são 101 estudantes da UFSM confirmados entre as vítimas. Ficamos transtornados, nem toda a gestão do DCE teve condições de ajudar.

Estamos e estivemos no Farrezão, na Reitoria, nos Hospitais e no DCE e muitas vezes não como diretores do DCE, mas como amigos, cidadãos e estudantes, principalmente os da áreas da saúde, como enfermagem e psicologia. Utilizamos também nossos meios de comunicação para comunicar as atualizações sobre as notícias que iam surgindo. Contatamos com meios de comunicação locais, jornais de São Paulo, Brasília e agências internacionais também estiveram em contatos com o DCE UFSM.

Ao longo do dia, recebemos diversas manifestações de solidariedade de outros DCEs, DAs e CAs de várias universidade do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil. Reafirmamos a nossa solidariedade, e convocamos os estudantes da UFSM a estar presente amanhã às 22h na Praça Saldanha Marinho, para a Caminhada da Paz que está sendo divulgada pelas redes sociais.

Esperamos que, respeitadas os direitos constitucionais, sejam apuradas as responsabilidades pela tragédia e vamos seguir atentos aos trabalhos das autoridades responsáveis. O DCE mantém a disposição o seu auditório para os familiares e amigos que precisarem de alojamento em Santa Maria.