sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Terapia Ocupacional: denúncia do DATO garante professores para o curso

Carta escrita pelo Diretório foi lida pela Bancada Estudantil no CEPE

Na quarta-feira, o Diretório Acadêmico da Terapia Ocupacional divulgou aos estudantes uma complicada situação do curso. Por ausência de terapeutas ocupacionais suficientes no quadro docente, 13 disciplinas do ofertadas pelo Departamento de Fisioterapia e Reabilitação não seriam disponibilizadas no primeiro semestre de 2012, prejudicando estudantes de sete semestres da Terapia Ocupacional.

Essa situação, que o DCE tomou conhecimento na mesma quarta-feira, foi levada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) pela bancada estudantil na manhã de hoje (sexta-feira, 21). A Carta escrita pelo DATO foi lida aos conselheiros do CEPE e comentada pelo reitor Felipe Muller, que confundindo com uma situação que envolvia o Departamento de Morfologia, considerou as informações equivocadas, demonstrando desconhecer naquele momento a situação específica denunciada pelo DATO.


Porém depois da reunião do CEPE, o DATO com informações que foram repassadas pela coordenação do curso, o reitor ligou para a coordenação e garantiu que se houvesse a oferta dessas 13 disciplinas, seriam garantidos mais professores para a Terapia Ocupacional. Atualmente, a Terapia Ocupacional conta com nove professores específicos do curso, porém o projeto do curso, que foi implementado pelo REUNI prevê 12 professores, número que será alcançado agora com a denúncia do DATO.


Confira a íntegra da Carta escrita pelo DATO, na quarta-feira, e lida hoje no CEPE pelo DCE.

"Acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional 

No dia 19 de dezembro de 2012, estivemos em reunião com a coordenação do nosso curso e docentes, a pedido dos mesmos, onde foi discutido a situação atual do curso. Neste momento nosso quadro é formado por 9 docentes efetivos, sendo que pelo projeto do REUNI deveríamos ter 12 professores efetivos ao final de 2012 e pelo Projeto Político Pedagógico 20 professores efetivos ate 2015. Não só, nossas vagas não foram preenchidas como estamos sofrendo coação para cede-las a outro departamento ( morfologia) por instancias superiores.

Sendo explicito o descaso da Reitoria perante o curso e a nossa situação, no momento que foi proposta as seguintes alternativas: 

1. Entrada de uma turma anual de 40 alunos, sem acréscimo no numero de docentes. Tendo em vista que no projeto do curso isso não é possível, além de que não diminuiria a carga horária dos professores, não contemplaria a demanda da necessidade de profissionais no mundo de trabalho e prejudicaria os alunos.

2. Receber as 3 vagas que faltam pelo projeto do REUNI e posterior a isso doar 1 para o departamento da morfologia, o que acarretaria em problemas futuros. Perante essas duas propostas ofensivas e sem a garantia do comprimento das mesmas, o quadro docente do curso de T.O não tendo outra alternativa, não irá ofertar 13 disciplinas no primeiro semestre de 2013, devido a sobrecarga dos professores, considerando que serão 240 discentes, dentre eles 3 turmas em estágio ( os estágios não são possíveis sem a presença dos professores) e 2 em TCC. Com a atual sobrecarga não conseguimos produzir, realizar projetos ou mesmo ter uma aula com a qualidade que gostaríamos, em consequência disso não obtemos uma avaliação satisfatória, implicando na vinda de recursos para o curso. Por esses fatores é de suma importância que tenhamos nosso quadro de professores efetivos completo.

O DATO vem se articulando com os professores para reverter essa situação, por meios institucionais, sendo levado no dia 21/12/12 ao Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão pela bancada estudantil. Já convidando a comunidade acadêmica do curso de T.O para uma assembleia do curso, com data a combinar.

• Segue em anexo as disciplinas que não serão ofertadas.

“Aprendemos o valor da organização, mas ensinamos de novo o valor da rebeldia e, desse resultado surgiu a rebeldia organizada.” (Che Guevara)

Atenciosamente

DATO 

DISCIPLINAS QUE NÃO SERÃO OFERTADAS 
1° SEMESTRE • Métodos e técnicas de pesquisa 
2° SEMESTRE • Psicomotricidade • Prática I 
3° SEMESTRE • Prática II • Bioética 
 4° SEMESTRE • Psicopatologia • Prática III • Métodos e técnicas de avaliação • T.O em reumato 
 5° SEMESTRE • Saúde da mulher • Prática IV • Órtese e prótese 
 6° SEMESTRE • Disfunções sensoriais 
 7° SEMESTRE • Estágio"