terça-feira, 18 de dezembro de 2012

DCE promove espaço pré-eleições do Grêmio Estudantil no CAFW

Por Laura Coutinho, na Agência da Hora

Ontem à noite, dia 13 de dezembro, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) reuniu os integrantes das duas chapas que estarão concorrendo a Grêmio Estudantil do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW) para esclarecer e debater sobre Movimento Estudantil (ME) e sobre as funções e a importância de uma representação como o Grêmio Estudantil.

“É importante ter um Grêmio Estudantil, pois esse será o grupo de estudantes que representará os outros e porque é necessário buscar garantir alguns direitos que não estão sendo proporcionados aos alunos”, comentou o aluno Gustavo Martins, integrante de uma das chapas.

Integrantes das duas chapas participam de espaço do DCE. Foto: Laura Coutinho

“O Grêmio é como uma ponte entre os alunos e os funcionários e docentes para assim buscar resolver os problemas e para fazer a integração entre CAFW e Universidade”, afirmou o aluno Rubens Meneghetti , integrante da outra chapa.

Cerca de 20 alunos estiveram presentes nas dependências do colégio interessados no espaço. O DCE convidou a acadêmica do oitavo semestre de Engenharia Florestal da UFSM/FW, integrante do Diretório Acadêmico de seu curso e da Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF) Mauren Buzzatti para falar sobre o ME.

Mauren explanou os inúmeros pontos que definem o ME, desde a história do movimento no âmbito nacional até a consolidação do movimento dentro da UFSM campus de Frederico Westphalen. Ao frisar a importância dos estudantes possuírem um grupo que os represente e que lute para que os direitos deles sejam garantidos, Mauren demonstrou que as duas chapas devem se reunir para construir esse movimento de forma conjunta e que transformem a rivalidade em motivação para incrementar a representação.

“Esse espaço tem uma importância ímpar, pois possibilita a criação desse conhecimento sobre o ME e para construirmos conjuntamente com os estudantes do CAFW o movimento”, destacou Mauren Buzzatti

A eleição para o Grêmio Estudantil será na próxima quarta-feira, 19 de dezembro, no Colégio Agrícola. Os estudantes do CAFW deverão escolher por qual das duas chapas eles querem ser representados.