sexta-feira, 24 de agosto de 2012

CEPE aprova volta apenas para estágios e TCCs

Repasse elaborado pela bancada estudantil em relação ao CEPE de hoje:


"Foram aprovadas por unanimidade os pedidos de Estágios curriculares e conclusão dos cursos do CCR, da filosofia licenciatura, enfermagem, engenaria civil, música, engenharia mecânica (para 16 estudantes do 9º semestre), fonoaudilogia, engenharia elétrica, administração, direito (assessoria jurídica gratuíta), física, farmácia, engenharia
 química, matemática, química, letras e odontologia. Em relação ao pedido do curso de geografia, o pedido não foi aceito pelo CEPE, pois não houve a concordância dos chefes de departamento envolvidos.

Em relação a volta da totalidade dos cursos de música, gestão de cooperativas, geoprocessamento, filosofia bacharelado e sistema para a internet, havia a posição conclusiva das comissões do CEPE que não aceitava a solicitação. A bancada estudantil do DCE defendeu que não fosse coloca em votação hoje os pareceres para ter mais tempo para esclarecer dúvidas em relação a esses cursos, o que poderia garantir a volta as aulas, como a garantia de todos os departamentos envolvidos de que terão condições de oferecer as disciplinas tanto para esses cursos quanto para os outros cursos que os departamentos oferecem disciplinas. A proposta do DCE de mais alguns dias para contemplar essas questões não foi considerada pelo Reitor, que com uma manobra também não aceitou o pedido de vistas. Esses processos foram colocados em votação e por 23 votos a 22 não foi aceito o pedido de reínicio das aulas.

Em relação ao curso de medicina, o parecer da Comissão liberava apenas os estudantes a partir do 8º semestre e a negava o começo de aulas para as turmas do primeiro ao sétimo semestre. Houve uma manifestação do DCE para que se desmembrasse o processo e se analisse em separado, tentando garantir as condições para toda a medicina, mas a Comissão manteve o parecer único e por unanimidade foi aprovado a volta às aulas somente a partir do 8º semestre.

Em relação ao pedido do curso de biologia, não houve apreciação do CEPE, pois as questões levantadas pelas Comissões do CEPE não foram respondidas pelo curso a tempo de serem analisadas.

Em relação ao curso de filosofia licenciatura, não houve a concordância de todos os departamentos envolvidos e por unanimidade o pedido não foi aceito."