terça-feira, 8 de maio de 2012

Comissão Eleitoral divulga nota em relação a campanha irregular da Chapa 2

A Comissão Eleitoral do Conselho de Entidades de Base divulgou nota manifestando seu descontentamento frente as atitudes da Chapa 2 - Caminhando Contra o Vento, expostas em denúncia encaminhada a Comissão. No Conselho de Entidades de Base que definiu as regras da eleição, ficou proibida a participação de estudantes de fora da UFSM em passadas em sala de aula. 

Na foto, registrada no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, Hercules Gonzales, estudante de agronomia da UFPel e membro do Coletivo Barricadas Abrem Caminhos aparece fazendo campanha em sala de aula para a Chapa 2. O mesmo estudante da UFPel é mais uma vez flagrado em vídeo realizando campanha em sala de aula, dessa vez no Colégio Politécnico em Santa Maria.

A Comissão esclarece que as chapas estão proibidas de fazer campanha com estudantes de fora UFSM em passadas em sala de aula.

Confira a foto, o vídeo e a nota da Comissão Eleitoral:

Foto registra a presença de estudante de fora da UFSM em passada no Colégio Agrícola






Nota de esclarecimento da Comissão Eleitoral – 08/05/2012 

Na noite do dia sete de maio (segunda-feira), a Comissão Eleitoral recebeu das mãos da Chapa 1 – “Vozes em Movimento” uma denúncia de que a campanha da Chapa 2 – “Caminhando contra o vento” estaria ocorrendo fora dos limites definidos pelo regimento eleitoral. 

A denúncia consistiu na apresentação de fotos e vídeos que mostram um estudante matriculado em uma instituição de ensino de outra cidade participando da campanha realizada pela Chapa 2 em salas de aula no campus de Frederico Westphalen. Conforme deliberação do Conselho de Entidades de Base (CEB) prévio à eleição, a presença em salas de aula estaria restrita a estudantes e apoiadores de Santa Maria. No entanto, diante da inexistência da dita deliberação no regimento eleitoral e do fato da ata do Conselho não ter sido redigida pela mesa diretora, como estabelece o estatuto, a Comissão Eleitoral se abstém de possíveis punições.  A já mencionada Comissão lamenta a ausência da ata que possibilitaria uma maior atuação diante do ocorrido, já que a redação do documento não estava, como é sabido, entre as suas responsabilidades. 

Por outro lado, a Comissão também anuncia o descontentamento com a postura da Chapa 2 – “Caminhando contra o vento” diante de uma deliberação que era assumidamente conhecida e que, por ainda correr em um âmbito não oficial, foi desobedecida. Para evitar futuras confusões sobre o mesmo tema, a Comissão Eleitoral estabelece, em adendo sobre o regimento aprovado no último CEB, que fica terminantemente proibida a presença de estudantes de outras instituições que não a Universidade Federal de Santa Maria nas atividades realizadas dentro das salas de aula no último dia de campanha eleitoral, oito de maio, quarta-feira.

Atenciosamente,

A Comissão Eleitoral
Bernardo Cadó
Geisi Antonello
Iuri Müller
Janaina Vedoin
Pedro Henrique Bernardi