terça-feira, 15 de maio de 2012

Catacultura: Marcha das Vadias



O Catacultura desta quarta-feira (16, véspera de feriado) coloca a temática feminista em discussão, abordando as lutas femininas e a situação da mulher na sociedade atual. Neste Catacultura, além do debate, haverá mostra de vídeos e intervenção teatral. A atividade inicia às 20h, na Catacumba da Boate do DCE.

O debate é uma realização da Comissão Organizadora da Marcha das Vadias em Santa Maria, um movimento internacional contra abuso sexual e violência contra as mulheres. A Marcha das Vadias acontece no dia 02 de junho, às 14 horas, na Concha Acústica do Parque Itaimbé.

Mais:
Evento no Facebook

Sobre a Marcha da Vadias:

A Marcha das Vadias é um movimento internacional de mulheres criado em abril de 2011 na cidade de Toronto, no Canadá, em resposta ao comentário de um policial que atribuiu o modo como as universitárias se vestiam ao fato de terem sido estupradas. A partir desta Marcha, diversas manifestações nos mesmos moldes, ocorreram em mais de 30 cidades, em diversos países – como Suécia, Nova Zelândia, Inglaterra, Estados Unidos, Nicarágua, e Brasil. 

Todas essas mulheres marcham por seu direito de ir e vir, seu direito de se relacionar com quem desejar e da forma que desejar, e por seu direito de se vestir da maneira que lhes convier — sem a ameaça do estupro e, mais grave ainda, sem a ameaça da conivência social com o estuprador e da responsabilização da vítima. O mote principal da Marcha das Vadias é a situação compartilhada por mulheres de cerceamento da liberdade e objetificação sexual.