quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Estamira na volta do Catacultura


Estamira, documentário brasileiro lançado em 2004 e com direção de Marcos Prado, será exibido nesta sexta-feira, na volta do Catacultura. O Catacultura "Loucura e Sociedade" é uma promoção do DCE da UFSM e dos Diretórios Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Terapia Ocupacional. O filme e o debate posterior começam às 21h, na Catacumba do DCE.

Estamira conta a história de uma mulher de 63 anos de idade que sofre de distúrbios mentais, vive e trabalha há mais de 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário do Rio de Janeiro. Ao longo do filme é possível acompanhar os efeitos que os remédios causam em seu comportamento, assim como as dificuldades por parte da família em conviver com alguém diagnosticado como “louco”.





O documentário ganhou importantes prêmios em festivais, como o Prêmio de Melhor Documentário em Memória a Pablo de la Torriente Brau, no Festival de Havana, o Grande Prêmio do FIDMarseille, do Festival Internacional de Documentários de Marseille e o Grande Prêmio de Cinema de Direitos Humanos de Nuremberg. Também teve menção honrosa no Festival Internacional de Cinema de Londres e o Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de Miami.

No último dia 27 de julho, Estamira, a "personagem real" que dá titulo ao documentário morreu aos 72 anos. A revista Caros Amigos publicou um belo obituário, intitulado Estamira, presente!, de autoria de César Fernandes, que pode ser conferido AQUI.