terça-feira, 14 de junho de 2011

Nota de Repúdio

O DCE da UFSM, entidade representativa e atuante na defesa dos estudantes da UFSM e de uma universidade democrática, repudia de maneira veemente as agressões cometidas pelo DCE da PUCRS contra estudantes (mulheres!) durante o processo de escolha dos delegados para o 52º Congresso da UNE.

O DCE da UFSM acompanha com a devida atenção e preocupação os acontecimentos recentes no Movimento Estudantil da PUC. Não é de hoje, quase 20 anos, que o conjunto do Movimento Estudantil organizado e atuante vem denunciado fraudes e processos obscuros relacionados ao DCE da PUCRS. Durante o atual processo de escolhas de delegados para o Conune, a Comissão Eleitoral formada pelo DCE da PUCRS impugnou três das quatro chapas inscritas, permanecendo apenas a chapa apoiada pelo DCE. A postura autoritária do DCE da PUCRS levou a uma série de manifestações contra a entidade na semana passada.

Repudiamos também a Reitoria da PUCRS tão alheia e calada diante das absurdas situações vivenciadas na Universidade. Nosso repúdio se estende a própria União Nacional dos Estudantes (UNE), que mesmo contra todas as evidências, segue de maneira muito conveniente referendando os processos eleitorais do DCE da PUCRS.

Por fim, apoiamos os verdadeiros representantes dos estudantes da PUC, aqueles e principalmente aquelas que não se furtam em lutar pela democracia e pela justiça em todos os espaços


"Se tremes de indignação diante de qualquer injustiça, em qualquer lugar do mundo, então somos companheiros" - Ernesto "Che" Guevara


DCE UFSM
Gestão Em Frente - 2011-2012