sábado, 7 de novembro de 2009

AVANTE discute Movimento Estundantil na Rádio Universidade

Na tarde-noite da quarta-feira, dia 4 de novembro, o acadêmico de história da UFSM, membro da Coordenação de Formação Política e Movimentos Sociais do DCE-UFSM gestão 2009/2010 e 1º Diretor de Movimentos Sociais da UNE, Pedro Sérgio da Silveira, esteve juntamente com o estudante secundarista Henrique Garcia, presidente da União Santamariense dos Estudantes (USE) e da UERC( União dos Estudantes da Região Centro), discutindo o atual momento do Movimento Estudantil em Santa Maria. Na apresentação, Pedro definiu o que é Movimento Estudantil e ressaltou que não se resume às representações estudantis.



Com a expansão do ensino superior no país, especificamente da UFSM para os campi de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, e para a unidade de Silveira Martins, foi abordado como o DCE de Santa Maria pretende, a partir da Gestão Avante, representar todos os estudantes da UFSM.



Um dos momentos mais polêmicos do debate foi a relação entre as entidades (DCE-UFSM e USE/UERC). Contestado sobre a postura da USE, uma entidade tão combativa nos tempos de outrora, em defesa do aumento de passagens todas as últimas vezes que o assunto esteve em pauta, sem perceber que isso prejudicaria não apenas os estudantes secundaristas que usam o sistema público de transporte, mas também também toda a população.



Na finalização, Pedro falou um pouco mais dos desafios na Gestão Avante para o ano de 2010 e muitos dos assuntos que estarão em pauta no Movimento Estudantil e nos Movimentos Sociais no próximo ano.