quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Posicionamento do DCE acerca da reportagem do DiárioSM sobre o CMT

Marcelo de Franceschi - Trançarua
Em matéria publicada no site do Jornal Diário de Santa Maria, ontem, no dia 02 de fevereiro, o jornal afirma um suposto consenso do Diretório Central dos Estudantes com o empresariado da cidade acerca do subsídio do transporte público municipal. Afirmamos que a informação é falsa e que o posicionamento do DCE difere radicalmente da posição dos empresários de Santa Maria.

O DCE discorda da proposta da ATU – a qual defende que a Universidade deva subsidiar o serviço de transporte público municipal, e compreende que esta é uma responsabilidade direta do município. Assim como a saúde e a educação, o DCE defende que o transporte deve ser público, gratuito e pago pelos impostos, cabendo principalmente ao município gerir e buscar fontes de recurso. Historicamente o DCE sempre apresentou propostas como a realização da licitação do transporte público na cidade, nunca existente em Santa Maria; além de outras alternativas para subsidiar o sistema, tais como a utilização das receitas obtidas através dos parquímetros urbanos e dos chamados busdoors (propagandas alocadas nos ônibus e paradas), bem como a implementação do IPTU progressivo - para com o que for arrecadado com isso se pagar a prestação desse serviço.

A incompetência dos gestores públicos municipais, porém, conjuntamente com a má vontade e ingerência das empresas de transporte de Santa Maria, tem resultado num serviço de péssima qualidade prestado à população: ônibus superlotados; escassez de linhas, principalmente à noite, em fins de semana e feriados; paradas insalubres; insegurança e sucateamento dos veículos; rotas mal planejadas e com recorrentes atrasos ou modificações sem aviso; e etc. Tal fator contribui de maneira central para a diminuição no número de usuários e consequentemente para a elevação no preço da tarifa, já que hoje é o usuário quem financia todos os custos do transporte.

Portanto, as informações contidas na matéria do Diário são ilógicas visto que contradizem o que o DCE historicamente vem denunciando e reivindicando acerca do tema do transporte público. Cabe salientar inclusive, que a matéria é caluniosa uma vez que visa utilizar do DCE para pressionar a universidade e eximir a prefeitura da responsabilidade dela com o transporte público municipal. Além disso, a própria UFSM já dispõe de assistência estudantil para estudantes com Benefício Socioeconômico residentes na cidade, no que tange o auxílio transporte - e nós do DCE apoiamos tal pauta, além de reivindicarmos a ampliação de tal benefício. Isso, porém, sem qualquer dúvida, difere completamente de se injetar dinheiro através de recursos federais da UFSM no sistema de transporte público municipal. Algo totalmente impossível e desajustado com as responsabilidades de cada orgão público.

Defendemos, por fim, uma imprensa que não defenda interesses de grupos específicos, mas que tenha compromisso com a informação correta e isenta de manipulação em benefício do povo. Comunicação, assim como transporte, saúde e educação, também é um direito e não deve estar a serviço de empresários ou de qualquer gestão, mas sim do interesse público, dando acesso à informação, fomentando debates, fortalecendo a democracia. Defendemos uma comunicação plural, representativa e participativa, muito diferente da que temos hoje: com oligopólios da mídia impedindo a verdadeira liberdade de expressão em detrimento do interesse de poucos. O Diretório Central dos Estudantes continuará na luta em defesa dos direitos das e dos estudantes, por um transporte de qualidade, público e gratuito.


Coordenação de Comunicação
Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria