segunda-feira, 1 de junho de 2015

Nota de apoio do CEB à greve dos servidores técnico-administrativos em educação

Reunido na última sexta-feira, dia 29 de maio, o Conselho de Entidades de Base deliberou apoio à greve dos servidores técnico-administrativos em educação na Universidade Federal de Santa Maria. Enquanto Diretório Central de Estudantes, Diretórios Acadêmicos e Diretorias das Casas de Estudante, vislumbramos as reivindicações destes trabalhadores comuns às nossas como movimento estudantil, seja pautando mais investimentos para a educação pública, pela valorização da carreira entre servidores ativos e aposentados, se colocando contra o corte de verbas, ou até mesmo na luta contra a terceirização e qualquer outro retrocesso que retire nossos direitos. 

Notamos a greve como um instrumento da classe trabalhadora para pressão e conquista de suas pautas na luta diária por uma sociedade mais justa. São nesses momentos de união e mobilização os quais devemos prezar por uma reivindicação unitária, que unifique categorias em prol de necessidades em comum, fortificando as bases, mas fortalecendo também as decisões a serem tomadas em benefício dos trabalhadores e estudantes. 

Sabemos que uma paralisação pode afetar nosso calendário letivo, mas seríamos mais prejudicados se nossa rotina na universidade continuasse a ocorrer normalmente com os problemas que viemos enfrentando, problemas os quais essa categoria se posta a enfrentar e resolver, inclusive. É por isso que também estamos acompanhando a mobilização dos professores no que diz respeito às negociações do sindicato com o MEC, bem como qualquer outro indicativo que venha a surgir da categoria docente. 

Essa é a hora de construirmos uma Jornada de Lutas pela Educação Brasileira, por uma universidade democrática, que atenda às necessidades daqueles que mais precisam do ensino público, gratuito e de qualidade: que são os filhos e filhas da classe trabalhadora.