segunda-feira, 1 de julho de 2013

DCE-UFSM divulga nota repudiando fato ocorrido no último sábado, 29 de junho, no campus da UFSM

NOTA PÚBLICA
DCE-UFSM

O DCE-UFSM vem a público manifestar total repúdio ao fato ocorrido no último sábado, dia 29 de junho, quando duas estudantes sofreram assédio moral, ameaças e ainda sendo perseguidas por ocupantes do jipe da candidatura da chapa 2 para a reitoria da UFSM. O fato lamentável ocorreu após as duas estudantes questionarem a instalação de material de campanha da chapa em um das placas de trânsito junto à Avenida Roraima dentro do campus da UFSM.

Após sofrerem ameaças de agressão física, as estudantes foram perseguidas pelos indivíduos até sua residência na CEU II. Após o acionamento da Brigada Militar, este fato foi devidamente testemunhado e registrado em Boletim de Ocorrência pelas vítimas.

Consideramos esse tipo de acontecimento como uma conduta absolutamente inaceitável e criminosa, que além de prejudicar o processo de consulta ora em curso, fere a autonomia, a integridade e a dignidade dos estudantes da UFSM, dos moradores da CEU II e da comunidade acadêmica como um todo, além de sobretudo, explicitar dentro de nossa instituição um caso de violência contra as mulheres.

Estaremos ainda mais atentos ao desenrolar dos acontecimentos e solicitamos um posicionamento da candidatura em questão sobre o ocorrido. Não aceitaremos, sob qualquer justificativa, que este tipo de fato volte a acontecer nesta instituição.
Enxergamos no processo de consulta para reitor a possibilidade de discutirmos, de maneira profunda, o modelo de universidade que queremos e não podemos aceitar jamais que este momento se torne em um palco de constrangimentos, ameaças e agressões a quem que seja.

Diretório Central dos Estudantes
Gestão Vozes em Movimento