segunda-feira, 1 de julho de 2013

ASSUFSM, SEDUFSM e DCE divulgam nota a respeito do processo de consulta para reitor da UFSM


NOTA PÚBLICA

Vivemos atualmente em nossa universidade o processo de consulta a comunidade para a escolha do reitor, cuja votação se dará nos dias 02 e 03 de julho, nos diversos campi e polos desta instituição. Este processo representa, acima de tudo, uma conquista, já que possibilita a comunidade acadêmica como um todo incidir sobre os rumos da UFSM, debatendo sobre o projeto de universidade que queremos e escolhendo os nossos representantes maiores, reitor e vice.

O DCE-UFSM integra a comissão de consulta desta eleição, órgão responsável por coordenar os trabalhos e levar a cabo as eleições. Entendemos o DCE como figura importante dentro da comissão, pois se trata de entidade representativa de um segmento da universidade. Neste sentido, tem total respaldo, legitimidade, e merece respeito para que seus representantes possam exercer seu trabalho com serenidade, garantindo assim o andamento do processo democrático da consulta.

Contudo, a ocorrência de episódios de tensionamento e constrangimento para com os representantes do DCE no âmbito da comissão nesta última semana tem elevado nosso nível de preocupação, pois podem prejudicar a legitimidade e o bom andamento do processo. A ocorrência desses fatos, já registrados oficialmente, tem aumentado a necessidade de ficarmos atentos a este momento, garantindo assim a lisura do processo de consulta.

Por fim, afirmamos que, nós enquanto entidades representativas dos três segmentos da universidade, estudantes, TAEs e docentes, estaremos atentos ao desenrolar dos fatos nesta semana em que ocorre o processo de votação. Estaremos atentos no sentido de garantir a conformidade e o bom andamento dos trabalhos desta comissão, para isso exigimos o devido respeito e a garantia das condições para que a representação estudantil possa atuar com tranqüilidade até o final dos trabalhos.

Assinam esta nota:
ASSUFSM
SEDUFSM
DCE–UFSM – Gestão Vozes em Movimento