terça-feira, 7 de maio de 2013

Estudantes elegem delegados para o 53º Congresso da UNE

Eleição em Santa Maria acontece na quinta-feira

Com informações da UNE

Os estudantes de graduação da UFSM na modalidade presencial vão as urnas nessa quinta-feira (9), escolher os delegados que irão participar com direito a voto do 53º Congresso da UNE. Para a disputa, estão inscritas quatro chapas: Reconquistar a UNE (Chapa 1); Bloco da Mudança (Chapa 2); A UNE somos nós (Chapa 3) e; Mutirão (Chapa 4).


Quem pode votar:
Estudantes de graduação, ensino presencial, em Santa Maria.

Como votar:
Basta apresentar um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação) ou o mesmo a carteirinha da UFSM (Biblioteca e RU)

Onde votar:
As urnas estarão localizadas na entrada de cada centro de ensino. Confira AQUI

Sobre o 53º Congresso da UNE
O CONUNE, ou Congresso da UNE, é o maior e mais representativo fórum de discussão e deliberação da entidade. Esse ano, a 53º edição do encontro ocorrerá em Goiânia, no centro oeste do país, de 29 de maio à 2 de julho, e reunirá mais de 10 mil jovens de todos os estados.

O objetivo é debater e trocar opiniões sobre o país, avaliar as políticas públicas, a ação dos movimentos sociais, os avanços na área da educação, esporte, meio ambiente, direitos humanos e outros assuntos importantes. É o momento do jovem formular, discutir e construir os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos – tempo exato que dura a gestão da nova diretoria que será eleita.

A eleição da UNE é realizada de forma congressual, os estudantes se organizam em movimentos para a elaboração de teses, que são textos debatidos e formuladas nos grupos de discussão e apresentados na primeira parte da plenária final do Congresso. Nesse momento, são votadas as propostas consensuais e divergentes, além das moções. Três eixos são conduzidos nesse processo: conjuntura, movimento estudantil e educação.

A segunda parte da plenária final fica por conta da votação da nova diretoria, que tomará frente da entidade pelos próximos dois anos. A diretoria é composta proporcionalmente na medida exata dos votos que cada chapa obteve na votação. Ao todo, 81 diretores assumem cargos na entidade, sendo que 17 participam exclusivamente da diretoria executiva, ocupando posições como presidência, vice-presidência, secretaria geral, diretoria de comunicação ou diretoria jurídica. 

Conheça a Chapas
Na UFSM, campus Santa Maria, são quatro chapas que disputam a UNE. A nominata pode ser conferida no link: http://dceufsm.blogspot.com.br/2013/05/comissao-eleitoral-divulga-nominata-das.html