quinta-feira, 23 de maio de 2013

Consulta para Reitor 2013: Vale à pena participar!



Consulta para Reitor 2013: a conquista do Voto Paritário!
Vale à pena participar!

Nos dias 02 e 03 de julho de 2013 acontecerá a consulta para do reitor e vice-reitor da UFSM para a gestão dos próximos quatro anos. Essa consulta será paritária, onde os votos dos três segmentos da universidade terão o mesmo peso: 1/3 para docentes, 1/3 para técnicos administrativos em educação (TAEs) e 1/3 para estudantes. Essa divisão, porém, só se concretiza se a mesma porcentagem dos segmentos votarem, pois o peso é dividido pelo número total de membros da categoria. Ou seja, quanto mais estudantes votarem, maior será nossa influência nesta decisão.
Houve tempos em que sequer a comunidade acadêmica era consultada e os dirigentes destas instituições eram indicados pelo Poder Executivo Nacional. Esta prática não morreu, existem várias Universidade do Brasil que ainda se utilizam dela. No Brasil, muitos foram muitos aqueles e aquelas que morreram lutando por uma universidade mais democrática e popular durante o período da ditadura. Se hoje temos na UFSM uma consulta realmente paritária para reitoria da instituição, isto é fruto da luta estudantil.
Neste momento de escolha da nova reitoria da UFSM, é necessário termos presente a luta dos e das estudantes por democracia nas Universidades e salientarmos mais uma vez o papel destes(as) para a transformação destas instituições. Ressaltamos o papel do Movimento Estudantil neste processo, que mediante sua ação faz com que tão antiga quanto à história das universidades, seja a luta pela sua transformação.
Estamos entre aqueles(as) que acreditam no papel dos(as) estudantes para definir os rumos e as transformações nas Universidades e dizemos aos estudantes da UFSM: vale à pena participar! Ainda, temos que dizer neste momento: queremos mais participação estudantil na gestão da Universidade!


    Se os nossos sonhos não cabem em uma urna, nosso papel é atuar no sentido das transformações!

Participe dos debates e da consulta para reitor da UFSM!
Eu voto, eu cobro, eu participo!