segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Assembleia Estudantil delibera por indicativo de fim de Greve

Na tarde desta segunda-feira (03/09), ocorreu a Assembleia Geral dos Estudantes, no Auditório da Química - prédio 18, onde foi apresentado como pauta os avanços das negociações e realizada uma avaliação da greve.
Os integrantes da comissão de negociação do Comando de Greve Estudantil apresentaram os resultados das mais de dez reuniões realizadas junto à administração da universidade.
Após ser discutido os avanços das pautas e realizadas avaliações gerais, a Assembleia encaminhou o indicativo de término da Greve Estudantil e uma nova Assembleia Geral, para a próxima Segunda-feira (10/09), tendo como pautas de avaliação do processo de greve e a continuidade ou não da greve estudantil. A assembleia será às 16:00 horas no Auditório da Química, prédio 18.

Greve Estudantil possui conquistas importantes
 

Entre as principais conquistas apresentadas pelos membros da comissão de negociação estão:
- Instalação de internet nas casas do estudante do CESNORS;
- Direito a refeições aos sábados para todos os estudantes de Santa Maria via agendamento;
- Encaminhamento de auxílio materiais para cursos com gastos elevados em materiais;
- Sala 24h para estudo para os moradores da CEU II;
- Direito de recursso para os pedidos de benefício socioeconômico indeferidos;
- Abertura de novo edital para as bolsas de permanência (para estudantes do CESNORS e UDESSM);
- Instalação de resfriadores de ar para o RU 2 de Santa Maria para este verão.

Foi criada ainda uma comissão paritária que estudará o valor a ser acrescido no teto para acesso ao benefício socioeconômico (BSE), que atualmente está no valor de R$ 750,00 per capita. O Plano Nacional de Assistência Estudantil prevê que esse teto seja no valor de 1,5 salário mínimo.
Outra comissão paritária a ser criada junto a PROGRAD tratará das pautas de formação profissional levantadas, como desburocratização do acesso às disciplinas complementares de graduação (DCG), ampliação da oferta de DCGs de Braile e Libras, interdisciplinariedade nos cursos de graduação e a criação de uma avaliação dos professores pelos estudantes.

Nesta semana ainda estão marcadas quatro reuniões com a reitoria da UFSM, onde serão tratadas pautas pendentes e realizados novos encaminhamentos.