domingo, 1 de julho de 2012

Marcha pela Educação Pública


A Marcha pela Educação pública de Santa Maria, que irá ocorrer na SEXTA-FERA, 06/07, é uma mobilização que vem sendo construída por diversas entidades, sindicatos, movimentos sociais e coletivos ligados à educação, que têm por objetivo aglutinar amplas camadas da população em torno da luta por transformações que melhorem a educação no Brasil, como ma
is investimentos, valorização dos profissionais, maior qualidade, expansão do acesso, além do debate sobre o modelo de educação que queremos e necessitamos.
 


Quem constrói a marcha?

SEDUFSM (Sindicato dos docentes da UFSM )
CPERS – Sindicato
ASSUFSM (Associação dos servidores da UFSM)
SIMPROSM (Sindicato dos professores municipais)
COMANDO DE GREVE ESTUDANTIL DA UFSM
SINDESEF (Sindicatos dos servidores públicos federais)
DCE UFSM
DCE UNIFRA
COLETIVO AFRONTA
SINASEFE (Sindicato nacional dos servidores da Educação básica, profissional e tecnológica)
CUT
CSP -CONLUTAS
PRÁXIS – COLETIVO DE EDUCAÇÃO POPULAR
CORAP
MOVIMENTO NACIONAL DE LUTA PELA MORADIA
COLETIVO VOE
RECID (Rede de Educação Cidadã)

Quais são nossas bandeiras?

Marchamos por pautas específicas levantadas pelas entidades que constroem a marcha. Além disso, há cinco pautas gerais que são necessárias para transformar e melhorar a educação no país e dão unidade a todos os setores engajados na construção da marcha, são elas:

- 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA JÁ
- ACESSO E PERMANÊNCIA PARA TODOS OS BRASILEIROS, EM TODOS OS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
- VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO
- EDUCAÇÃO COMO DIREITO, NÃO COMO MERCADORIA: CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES
- EDUCAÇÃO VOLTADA PARA AS NECESSIDADES DO POVO, NÃO PARA O MERCADO

Como irá funcionar a marcha?

Nesta semana estaremos passando em escolas, universidades e cursinhos para mobilizar para a marcha. Na sexta-feira, nossa concentração começa às 13h30min na BIBLIOTECA MUNICIPAL (Av. Presidente Vargas), e a marcha começa às 15h30min. No trajeto passaremos pela 8° coordenadoria regional de educação do estado do Rio Grande do Sul, Antiga reitoria da UFSM, Gabinete do prefeito e terminamos com uma apresentação de teatro e um ato-show na praça Saldanha Marinho.

A marcha tem caráter de cobrança ao poder público e de informação para sociedade sobre a situação atual da educação e sobre as alternativas propostas por nós para transformá-la. Além disso, nossa marcha será marcada pela animação e a alegria, pois entre a luta e a festa não há contradição!

Convidamos a todas e a todos para integrar esse grande movimento. Esperamos encher as ruas de Santa Maria com muita esperança, alegria e luta a por transformações na sociedade, pois a história nos mostra que as melhorias necessárias não são frutos da vontade dos poderosos, mas sim da mobilização popular.