quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Trabalhadores e Estudantes Contra o Aumento

A cidade de Santa Maria, mais uma vez, diz NÃO ao pedido de aumento feito pela ATU (Associação dos Transportadores Urbanos) do valor da tarifa. Se este aumento for concedido pelo prefeito Cezar Schirmer, será o quarto aumento de sua administração, o terceiro em menos de um ano e meio. Schirmer assumiu a prefeitura com o valor de R$ 1,80 e aumentou para R$ 2,00 logo no começo de 2009, depois para 2,20 em outubro de 2010 e para 2,30 em julho de 2011.

Lembramos também que o contrato das empresas de ônibus de Santa Maria é ilegal e motivo de Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual que obriga Schirmer a realizar licitação, licitação que por motivos nunca explícitos nunca foi realizada em Santa Maria.

Considerada pelo discurso oficial como a motivação dos últimos aumentos, o Sistema Integrado Municipal (SIM) não passa de uma mera peça de ficção. Uma integração pela metade, com tempo e linhas muito limitados. A verdadeira integração, de preço único, com itinerários, linhas e horários que facilitem a integração, não foi feita e ao que tudo indicada não há nem estudo e nem vontade política do poder municipal para que isso seja feito.

A população de Santa Maria não suporta ter que pagar a conta da ganância das empresas de ônibus. Queremos conhecer os dados que foram coletados pelo SIM , queremos realmente conhecer o balanço financeiro do SIM, queremos saber realmente o qual é custo da tarifa e de quem é lucro na exploração privada do transporte público em Santa Maria.

Repudiamos o oportunismo da ATU e de seus parceiros em auto-convocar uma reunião de caráter extraordinário e em regime de urgência para a véspera dos festejos de carnaval e em um momento de férias nas escolas e universidades da cidade. Impedindo, assim, a mobilização de um dos principais setores da sociedade.

Defendemos a verdadeira integração e um sistema de transporte verdadeiramente público, com efetivo controle dos usuários e rigorosa fiscalização da Prefeitura. Cobramos a legalidade do sistema, com licitação transparente e que contemple as necessidades do transporte de Santa Maria. Entendemos que, neste debate, há uma necessidade de discussão aprofundada sobre a criação de uma empresa pública municipal de transporte. Por fim, defendemos um sistema de transporte público eficiente e com a manutenção e mesmo a diminuição da tarifa, que se torne uma alternativa real e diminua os problemas de mobilidade urbana na cidade.


NÃO AO AUMENTO DA TARIFA!!!
POR CONTROLE POPULAR DO TRANSPORTE PÚBLICO!!!


Diretório Central dos Estudantes UFSM - DCE UFSM
Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Santa Maria e Região - SINTICAL
Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria - SIMPROSM
Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região
Seção Sindical dos Docentes da UFSM - SEDUFSM