quinta-feira, 8 de abril de 2010

Chapa 2 vence pleito no CCS

do Portal UFSM

A Chapa 2, composta pelos professores Paulo Burmann e Renato Borges Fagundes, venceu a eleição realizada ontem (6) para dirigir o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM. A Chapa 1 era formada pelo professores Renan Rademacher, para diretor, e José Edson Paz da Silva, para vice-diretor.
Os números finais do pleito, conforme o secretário-geral da Comissão de Consulta, Marionaldo Ferreira, foram os seguintes: servidores técnico-administrativos - Chapa 1 - 90 votos, Chapa 2 - 67 votos; docentes - Chapa 1 - 160 votos, Chapa 2 - 160 votos; alunos - Chapa 1 - 284 votos, Chapa 2 - 734 votos.

Ainda sem saber ao certo quando toma posse do cargo de diretor do centro, o professor Burmann salienta que sua gestão será de trabalho e conciliação. "É um momento de construção, queremos juntar todas as forças disponíveis para contribuir com a UFSM e, principalmente, com a formação dos recursos humanos da área da saúde, sendo referência no município, na região e, por que não, no país", ressaltou ele, momentos após o anúncio do resultado.

Confira os currículos dos eleitos para o CCS:

Paulo Afonso Burmann

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1979) com Mestrado em Odontologia - Área de Concentração: Prótese Dentária pela Universidade de São Paulo - USP/(1993) e Doutorado em Materiais Dentários pela Universidade de São Paulo - USP/(1995). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador do Curso de Graduação entre 1995 e 1997 e entre 1999 e 2005.

Presidiu a Comissão de Pós-Graduação da Odontologia que criou o Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas em Associação Temporária com o PPG em Odontologia da UFRGS. Atualmente é Coordenador do PPGCO/UFSM-UFRGS.

Cumpriu diversos períodos como Membro Conselheiro de Colegiados na Odontologia, Conselho do CCS e Conselhos Superiores da UFSM - Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e Conselho Universitário, tendo presidido a Comissão de Legislação e Regimento do CONSUN.

Faz parte do corpo editorial e atua como revisor de artigos científicos junto às seguintes revistas: Ciência Odontológica Brasileira (Brazilian Dental Science), Brazilian Oral Research, Clínica International Journal of Brazilian Dentistry e PCL - Revista Brasileira de Prótese Clínica & Laboratorial.

Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: resina composta, moldagem, sistemas adesivos, pinos pré-fabricados e prótese dental.

Renato Borges Fagundes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Realizou pós doutorado no National Institute of Cancer/NIH, Estados Unidos da América (2004).

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria, Professsor do Programa de Pós Graduação: Gastroenterologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador colaborador do NIH. Editor Executivo da Revista da Associacão Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.

É Médico Endoscopista do Hospital Universitário de Santa Maria. Sua linha de pesquisa se concentra nos seguintes temas: diagnóstico precoce do cancer do tubo digestivo, câncer do esôfago, endoscopia digestiva e marcadores moleculares do câncer do tubo digestivo.