quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

DCE promove Seminário Interdisciplinar de Saúde

A Coordenação de Saúde do Diretório Central do Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em conjunto com os Diretórios Acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde, promove dias 11 e 12 de dezembro o Seminário Interdisciplinar de Saúde. O evento tem como tema o Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância das ações interdisciplinares.

O valor da inscrição é de R$10 para alunos não-carentes e de R$2,50 para alunos carentes. Os interessados em participar devem enviar para o e-mail isabelcristina.ceparc@yahoo.com.br os seguintes dados: nome, curso/profissão, matrícula, instituição de ensino, e-mail e telefone, informando se é ou não carente. Mais informações no blog do Seminário: http://intersaude-ufsm.blogspot.com e pelo telefone (55)9189-8413.



Confira a programação:

Data : 11 de Dezembro de 2009 /Sexta

Local: Gulerpe/ HUSM
Início: 18:30horas - Abertura: Pronunciamento da Coordenação de Saúde do Diretório Central dos Estudantes, DCE representado pelos acadêmicos Leonardo da Silva Soares e Lotário de Souza do curso de enfermagem, Isabel Cristina Reinheimer, farmácia, Rafael Cabral Macedo, medicina e Sabrina Cavalheiro Bordignon, fonoaudiologia.

Início: 19:45 horas - Palestra : Sistema Único de Saúde - De onde veio e onde chegou. Palestrante: Maria Denise Schimith, graduada em enfermagem na Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenadora de Atenção Integrada a Saúde da 4ª Coordenadoria de Saúde de Santa Maria de 2000-2003. Docente do curso de Enfermagem UFSM. Exposição do tema pelo período de 45 a 60 minutos. Quinze minutos destinado aos questionamentos e exposição dos acadêmicos ouvintes.

21:00 - COFFEE BREAK

Início: 21:30 horas - Palestra: Sistema Único de Saúde: 20 anos de avanços e contradições. Palestrante: Ilse Meincke Melo, graduada em enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano, especialista em Saúde Coletiva e Humanização do SUS e tutora da Escola Nacional de Saúde Pública. Exposição do tema pelo período de 45 a 60 minutos. Quinze minutos destinado aos questionamentos e exposição dos acadêmicos ouvintes.


Data : 12 de Dezembro de 2009 /Sábado.

Local: Gulerpe/ HUSM
Início: 8:30 horas – Palestra: Estratégia de Saúde da Família - Importância da interdisciplinaridade . Palestrante: Luiz Artur Rosa Filho, graduado em medicina pela Universidade Católica de Pelotas, residência médica em Medicina Preventiva e Social, mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas, atual professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e da Universidade de Passo Fundo. Exposição do tema pelo período de 45 a 60 minutos. Quinze minutos destinado aos questionamentos e exposição dos acadêmicos ouvintes.

Início: 9:30 horas – Palestra: As Residências Multidisciplinares de Saúde como promotoras da interdisciplinaridade.Palestrante: Liara Saldanha Brites, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria, integrante da Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde.
Exposição do tema pelo período de 45 a 60 minutos. Quinze minutos destinado aos questionamentos e exposição dos acadêmicos ouvintes.

Início: 10:30 horas - Apresentação do documentário: Ilha das Flores

11:00 - ALMOÇO

Início: 13:00 horas - Palestra: As fronteiras da Interdisciplinaridade. Palestrante: Mônica Zeni graduada em fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria, especializações: "Produtos e Processos Fisioterapêuticos" e " Educação Especial"; formação em Preceptoria em saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do RS; mestranda no Programa de Pós-graduação em Extensão Rural. Docente na ULBRA (cursos de Fisioterapia e Tecnológico em Estética e Cosmética) e na FISMA (cursos de Enfermagem e Psicologia e na especialização em Saúde Coletiva).
Exposição do tema pelo período de 45 a 60 minutos. Quinze minutos destinado aos questionamentos e exposição dos acadêmicos ouvintes.

Início: 14:00 horas - Mesa redonda: Movimento Estudantil e a Luta pela Saúde Pública Democrática e de Qualidade. Representantes das Executivas Nacionais dos Estudantes da Enfermagem, Farmácia, Medicina e Fonoaudiologia - Palestrantes: Francisco dos Santos Gick, farmacêutico pela UFSC, coordenador administrativo da ENEFAR - Regional Sul 2005-2007; Manoel Araújo Neto, acadêmico de medicina na UFRGS, representante da DENEM – Regional Sul; Gabriele Jongh Pinheiro Bragatto, acadêmica de enfermagem na UFRGS, representante da ENEENF; Jayne Guterres de Mello, acadêmica de fonoaudiologia na UFSM, coordenadora de Saúde da DENEFONO. Exposição do tema pelos representantes e segui debate e questionamentos dos ouvintes.

Início: 16:00 horas - Palestra: Práxis: Experiências que tiram o SUS do papel. Palestrante: Liane Beatriz Righi, graduada em enfermagem e obstetrícia pela FACEM/ Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas.Consultora do Ministério da Saúde na Política Nacional de Humanização da atenção e gestão no Sistema Único de Saúde - HumanizaSUS. Docente do curso de enfermagem UFSM/CESNORS. Exposição do tema pelo período de 45 a 60 minutos. Quinze minutos destinado aos questionamentos e exposição dos acadêmicos ouvintes.

Término do Evento: 17:30 horas