terça-feira, 17 de junho de 2014

V Congresso Estudantil da UFSM

Nos dias 07 e 08 de junho a categoria estudantil da UFSM esteve reunida, pela primeira vez no campus de Frederico Westphalen, no 5º Congresso Estudantil da UFSM, com a participação de cerca de 120 estudantes inscritos. O encontro foi uma deliberação do Conselho de Entidades de Base – CEB, e a escolha do campus do CESNORS teve importante reconhecimento pelo caráter multicampi que a UFSM adquiriu a partir da sua expansão para outras regiões do Rio Grande do Sul e, a partir disso, também a expansão da representatividade das categorias e suas respectivas reivindicações.

O Congresso teve início com um debate temático acerca da conjuntura nacional e políticas educacionais, que contou com a presença do professor Jerônimo Tybusch, do curso de Direito e ex-primeiro-secretário da SEDUFSM; juntamente com Adriele Manjabosco, representando a UNE; e Felipe Costa, do DCE UFSM; onde foram abordadas as questões conjunturais do ensino superior no Brasil, e também das questões políticas, econômicas, e sociais relacionadas à educação.



Buscando um debate mais aprofundado sobre temas pertinentes aos estudantes, os grupos temáticos, que debateram oito eixos transversais da atuação do movimento estudantil hoje (juventude e cultura; saúde e meio ambiente; ações afirmativas; formação profissional e extensão universitária; política de drogas; gênero e sexualidade; assistência estudantil; e projeto de universidade), juntamente com os painéis paralelos sobre a reforma política, democratização da mídia e organização do CESNORS tiveram importantes encaminhamentos para a formulação das deliberações do Congresso.



No domingo pela manhã o debate foi sobre a necessidade de uma reforma estatuinte para transformar a estrutura da UFSM, um tema que tem sido pautado pela atual gestão da universidade desde a sua posse. O debate contou com a contribuição de Rodrigo Suñe, representando a UNE, Marcos Lazaretti, da União Estadual dos Estudantes Livre – Dr. Juca (UEE-Livre), e do professor Gianfábio Franco, diretor da SEDUFSM.



Na parte da tarde, a plenária final apresentou o texto de deliberações do congresso, onde os estudantes puderam compartilhar as ideias e as demandas que foram discutidas em cada um dos grupos temáticos, que resultou na aprovação de um documento final contendo as resoluções que guiarão as ações do movimento estudantil da UFSM nos próximos dois anos. Também foram apresentadas e votadas as moções redigidas pelos estudantes, juntamente com uma proposta de alteração do estatuto do DCE. A alteração foi apresentada e aprovada com o quórum mínimo de dois terços de votos, e trata do artigo 3º do capítulo 1.

Onde dizia:
O DCE-UFSM é filiado à União Estadual dos Estudantes (UEE/RS) e à União Nacional dos Estudantes (UNE).”

Foi alterado para:
O DCE-UFSM é filiado à União Estadual dos Estudantes Livre – Dr. Juca (UEE-Livre) e à União Nacional dos Estudantes (UNE).

Confira as moções aprovadas aqui
O texto final das resoluções do V Congresso Estudantil aqui
E o estatuto do DCE UFSM aqui


O DCE UFSM agradece a todos que participaram do evento, e ressalta a importância da participação dos estudantes nos espaços decisórios da atuação do movimento estudantil. É a partir do debate e do diálogo que se consegue avançar rumo à UFSM que os estudantes querem.

DCE UFSM - Gestão É Tempo de Avançar!