quarta-feira, 9 de abril de 2014

Por mais Casas do Estudante! Moradia não se adia!


A luta pela assistência estudantil na UFSM é historicamente protagonizada pelo Movimento Estudantil, tendo ao longo dos mais de 35 anos de moradia estudantil importantes conquistas. Fruto disso é a CEU2, que em conjunto com as demais casas da UFSM destaca-se como uma das maiores casas do estudante do país.

Contudo, no último dia 2 de abril, quarta-feira, o DCE esteve presente em uma reunião com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Diretoria da CEU 1 e 2 e os moradores da União Universitária e Bloco 34 para debater a problemática da falta de vagas na Casa do Estudante. Os estudantes apresentaram a PRAE/UFSM que não encontravam vagas na CEU 2,  bem como a problemática de colocarem 4 moradores em um único apartamento na CEU 1, superlotando os apartamentos no centro e sem diálogo com os atuais moradores. Para os estudantes que estão hoje no campus, a PRAE defendeu que após a superlotação da CEU 2, se remanejasse estudantes para morar no centro e que os demais se virassem como pudessem para procurar vaga na CEU 2.

Solicitaram as diretorias das CEUs que quem não fosse confirmar vaga deveria ser “ameaçado” a ser expulso da CEU, o que é completamente ilegal de acordo com a própria resolução 004/2008 que regulamenta do Programa de Moradia Estudantil. Entretanto quando os estudantes questionaram a ampliação da CEU, a PRAE disse que já estava orçado o recurso deste ano para a ampliação do RU. Também colocou que os estudantes deveriam definir o que seria prioridade, já que se teria ou restaurante universitário ou mais casa do estudante.Uma postura totalmente arbitrária da PRAE/UFSM, uma vez que moradia e RU são direitos mínimos conquistados pelos estudantes e, de forma alguma, suas ampliações devem virar algo de escolha e ameaça.

A gente não quer só comida, a gente quer comida, casa e lazer!

Mesmo que a CEU 2 tenha em torno de 1400 vagas, com a ampliação do ensino superior, a demanda por Assistência Estudantil e casa do estudante cresceu. O DCE sempre lutou por ampliação do ensino superior com qualidade e que se garantisse a permanência de todos os estudantes, uma vez que moradia, restaurante universitário, internet de qualidade, espaços de lazer, bolsas transporte e outros são necessidades para se concluir a formação com qualidade.

O DCE, enquanto entidade de representação estudantil da UFSM defende a ampliação imediata das CEUs, não só em Santa Maria, mas e todos os campi da UFSM! E, da mesma forma, queremos ampliação do RU 1 e também a construção de mais um RU no campus! Convidamos a todas e todos os estudantes a se somarem nesta luta por uma Assistência Estudantil de qualidade que garanta o acesso e, principalmente, a permanência dos estudantes na UFSM.

  Na  próxima terça-feira, dia 15 de abril, estará ocorrendo o Ato Pela Internet e Ampliação da CEU,  com a concentração às 10:30hs na frente do RU e às 11hs todos na reitoria! 

Moradia não se adia! Internet JÁ! Vamos todos nesta luta!