terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Programação do 8 de Março em Santa Maria



O Dia Internacional da Mulher foi instituído pela ONU em 1975, com a finalidade de dar visibilidade à situação de desigualdade, preconceito e discriminação que as mulheres vivem. Não é, portanto, uma data a ser comemorada, mas sim de fortalecermos as lutas pelos direitos das mulheres e também contra a violência e mercantilização do corpo feminino.




Esse ano o Núcleo de Estudos Mulheres, Gênero e Políticas Públicas (NEMGeP), do Deptº. de Enfermagem da UFSM, estará realizando atividades em parceria com a Associação de Servidores da UFSM (ASSUFSM) e o coletivo da Marcha das Vadias com o objetivo de estimular reflexões e a compreensão sobre o real sentido da data e sobre a luta das mulheres por seus direitos, que está ligada a uma história de enfrentamentos e conquistas, que devem contribuir na superação de desigualdades.





PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES


07 de Março de 2013 (Quinta-feira)
Horário
Atividade
Local
Dinâmica
Promoção
Público alvo
18h:30min
Formação sobre
 Participação das
mulheres na luta
por seus direitos
em instâncias
de controle social,
como Conselho
Municipal de Direitos
das Mulheres
Sala 4226
Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) Rua Marechal Floriano Peixoto, 1184. Centro/SM
Roda de conversa
NEMGEP
Público em
geral,
em especial
grupos e
associações
de mulheres




08 de Março de 2013 (Sexta-feira)
Horário
Atividade
Local
Dinâmica
Promoção
Público alvo
9:00h
Até o final da tarde
Intervenção silenciosa
Centro de Santa Maria - RS
Tod@s de preto, segurando cartazes contendo dados e pequenas histórias que mostrem porque o 08/03 é dia de luta.
Coletivo Marcha das Vadias
Comunidade
em geral
10h:30min
Programa Campus da Gente “Espaço NEMGeP”
Rádio UFSM

Enquete e entrevista Convidadas Coletivo Marcha das Vadias
ASSUFSM

NEMGeP
Comunidade
em geral

12h:30min
Programa da ASSUFSM
Rádio UFSM

Debate
GT Mulheres ASSUFSM

Comunidade
em geral

18:00h
Aula Pública
“8 de março: o que comemorar?”
Praça Saldanha Marinho/ Centro de Santa Maria
Debate
Convidadas
Profª. Dolores Aronovich (UFCE), a Lola do blog “Escreva Lola Escreva”.
Representantes:
ASSUFSM
NEMGeP
Coletivo Marcha das Vadias

ASSUFSM/ NEMGeP
Comunidade
em geral


09 de Março de 2013 (Sábado)
Horário
Atividade
Local
Dinâmica
Promoção
Público alvo
9:00h
Formação Feminista Convidada: Profª. Dolores Aronovich (UFCE), a Lola do blog “Escreva Lola Escreva”.
Sala 4226
Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) R. Marechal Floriano Peixoto, 1184. Centro/SM
Roda de conversa
NEMGeP
ASSUFSM
Público em
 geral, em
 especial
grupos e
associações
de mulheres.

Participe!


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Nota Oficial - CPI: por verdade, justiça e transparência

CPI: por verdade, justiça e transparência  

O DCE UFSM vem a público reafirmar a necessidade de que se faça justiça em relação a tragédia da Boate Kiss, onde os responsáveis, direta e indiretamente por ação ou omissão, sejam responsabilizados. Nesse sentido, é necessário que a Câmara de Vereadores, representante legitima da população de Santa Maria, tenha uma postura ativa no esclarecimento dos fatos, para que tragédias como essa nunca mais aconteçam em nossa cidade. Esse esclarecimento do poder legislativo deve ser o mais amplo possível, e investigar todos sem distinções, complementando as investigações do executivo (através da Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias) e do Judiciário (Ministério Público) e tem no estabelecimento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito seu instrumento mais efetivo.

Temos acompanhando vários processos do pós-tragédia, estivemos em reuniões com inúmeros órgãos públicos: Câmara de Vereadores, Polícia Civil, responsáveis pela atenção social e ao apoio médico e psicológico às famílias e aos sobreviventes na cidade e na UFSM, além de abrir um debate sobre os espaços e as políticas públicas de cultura para a juventude em Santa Maria. Ainda faremos uma série de ações nesses sentidos, pois entendemos ser nosso dever acompanhar, pautar, cobrar e divulgar essas ações, colaborando dentro de nossas possibilidades.

A sociedade de Santa Maria espera respostas concretras de seus representantes, e que acima dos interesses partidários esteja o interesse público, o direito à justiça, a verdade e a investigação transparente. Não podemos aceitar que acima de 239 vidas estejam os interesses mesquinhos da baixa política. Também não aceitamos que o luto pela morte de nossos amigos e colegas seja usado como desculpa para que autoridades fujam de suas responsabilidades.

Santa Maria está tentando construir uma nova cidade. Uma cidade mais aberta, mais humana, mais solidária e onde prevaleça o espírito coletivo. Nessa nova cidade que queremos construir, os interesses mesquinhos de pequenos e poderosos grupos que se consideram acima da lei já não cabem mais. O que deve orientar essa nova cidade é a justiça, doa a quem doer, com representantes conscientes de suas responsabilidades públicas e com a prática política orientada pela busca da verdade e pela transparência. Diante disso, consideramos ser necessária a instauração de uma CPI como uma resposta mais efetiva da Câmara de Vereadores, buscando a verdade e a justiça e dessa forma honrando à memória de nossos colegas e amigos e respeitando a dor de todos nós.

Gestão Vozes Em Movimento, 
DCE UFSM
Transformando o “luto” substantivo no verbo “lutar”