segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Nota Oficial - CPI: por verdade, justiça e transparência

CPI: por verdade, justiça e transparência  

O DCE UFSM vem a público reafirmar a necessidade de que se faça justiça em relação a tragédia da Boate Kiss, onde os responsáveis, direta e indiretamente por ação ou omissão, sejam responsabilizados. Nesse sentido, é necessário que a Câmara de Vereadores, representante legitima da população de Santa Maria, tenha uma postura ativa no esclarecimento dos fatos, para que tragédias como essa nunca mais aconteçam em nossa cidade. Esse esclarecimento do poder legislativo deve ser o mais amplo possível, e investigar todos sem distinções, complementando as investigações do executivo (através da Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias) e do Judiciário (Ministério Público) e tem no estabelecimento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito seu instrumento mais efetivo.

Temos acompanhando vários processos do pós-tragédia, estivemos em reuniões com inúmeros órgãos públicos: Câmara de Vereadores, Polícia Civil, responsáveis pela atenção social e ao apoio médico e psicológico às famílias e aos sobreviventes na cidade e na UFSM, além de abrir um debate sobre os espaços e as políticas públicas de cultura para a juventude em Santa Maria. Ainda faremos uma série de ações nesses sentidos, pois entendemos ser nosso dever acompanhar, pautar, cobrar e divulgar essas ações, colaborando dentro de nossas possibilidades.

A sociedade de Santa Maria espera respostas concretras de seus representantes, e que acima dos interesses partidários esteja o interesse público, o direito à justiça, a verdade e a investigação transparente. Não podemos aceitar que acima de 239 vidas estejam os interesses mesquinhos da baixa política. Também não aceitamos que o luto pela morte de nossos amigos e colegas seja usado como desculpa para que autoridades fujam de suas responsabilidades.

Santa Maria está tentando construir uma nova cidade. Uma cidade mais aberta, mais humana, mais solidária e onde prevaleça o espírito coletivo. Nessa nova cidade que queremos construir, os interesses mesquinhos de pequenos e poderosos grupos que se consideram acima da lei já não cabem mais. O que deve orientar essa nova cidade é a justiça, doa a quem doer, com representantes conscientes de suas responsabilidades públicas e com a prática política orientada pela busca da verdade e pela transparência. Diante disso, consideramos ser necessária a instauração de uma CPI como uma resposta mais efetiva da Câmara de Vereadores, buscando a verdade e a justiça e dessa forma honrando à memória de nossos colegas e amigos e respeitando a dor de todos nós.

Gestão Vozes Em Movimento, 
DCE UFSM
Transformando o “luto” substantivo no verbo “lutar”